TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletricidade Aplicada

Trabalho Escolar: Eletricidade Aplicada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  2.431 Palavras (10 Páginas)  •  844 Visualizações

Página 1 de 10

Eletricidade Aplicada

ATIVIDADE I: TIPOS DE LÂMPADAS

1 - Objetivos Gerais

Analisar e compreender o funcionamento e as principais diferenças entre os principais tipos de lâmpadas.

2 – Características de uma lâmpada

2.1 – Vida útil

É definida como o tempo em horas, no qual cerca de 25% do fluxo luminoso das lâmpadas testadas foi reduzido.

2.2 – Depreciação do fluxo luminoso

Ao longo da vida útil da lâmpada, é comum ocorrer uma diminuição do fluxo luminoso que sai da luminária, por motivo da própria depreciação normal do fluxo da lâmpada e devido ao acumular de poeira sobre as superfícies da lâmpada e do reflector. Este factor deve ser considerado no cálculo do projecto de iluminação, a fim de preservar a iluminância média (lux) projectada sobre o ambiente ao longo da vida útil da lâmpada.

2.3 - Temperatura de cor

Expressa a aparência de cor da luz emitida pela fonte de luz. A sua unidade de medida é o Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz. Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos a referir-mo-nos ao calor físico da lâmpada, mas sim à tonalidade de cor que ela apresenta ao ambiente. Luz com tonalidade de cor mais suave torna-se mais aconchegante e relaxante, luz mais clara torna-se mais estimulante.

2.4 - Índice de Reprodução de Cor (IRC)

Este índice quantifica a fidelidade com que as cores são reproduzidas sob uma determinada fonte de luz.

A capacidade da lâmpada reproduzir bem as cores (IRC) é independente da sua temperatura de cor (K). Numa residência devemos utilizar lâmpadas com boa reprodução de cores (IRC acima de 80), pois esta característica é fundamental para o conforto e beleza do ambiente.

3 - Tipos de lâmpadas

3.1 – Lâmpadas Incandescentes

São constituídas por um filamento de tungsténio alojado no interior de um ampola de vidro preenchida com gás inerte. Quando da passagem da corrente eléctrica pelo filamento, os elétrons chocam com os átomos de tungsténio, liberando energia que se transforma em luz e calor.

São as lâmpadas de menor eficiência, pois gastam muita energia, produzindo muito calor e um pouco de luz - apenas 5% da energia elétrica consumida é transformado em luz, os outros 95% são transformados em calor.

3.1.1 – Características

Temperatura do filamento: Superior a 2 000º C.

Vida útil: Em média 1 000 horas de funcionamento.

Índice de restituição de cor: Possui geralmente um IRC de100.

Rendimento luminoso (lm/w): Têm o menor rendimento luminoso de todas as lâmpadas (cerca de 17 lm/W)

Temperatura de cor: 2.700 K

3.1.2 – Aplicações

Em residências – para iluminação geral (em pendentes, plafons, lustres), iluminação decorativa ou de efeito (abajures, arandelas, luminárias de piso), os modelos de lâmpadas espelhadas são para o uso em spots, para que a luz não seja desperdiçada. Também estão presentes na iluminação interna de fogões e geladeiras.

3.1.3 – Esquemática da lâmpada

3.2 – Lâmpadas Halógenas

Como as lâmpadas de incandescência, as lâmpadas de halogéneo possuem um filamento que emite luz com a passagem da corrente eléctrica. Parte do filamento, que é constituído por átomos de tungsténio, evapora-se durante o processo. Nas lâmpadas de incandescência convencionais, os átomos de tungsténio depositam-se na superfície interna da ampola, o que significa que a ampola deverá ser suficientemente grande para evitar o seu rápido escurecimento. Já as lâmpadas de halogéneo, são preenchidas com gases inertes e halogéneo (iodo, cloro, bromo) que capturam os átomos de tungsténio e os transportam de volta para o filamento. Com isto, o tamanho da lâmpada pode ser reduzido significativamente, emitindo uma luz mais brilhante e tendo uma maior durabilidade.

Elas são divididas em 2 grupos: para serem utilizadas em tensão de rede 110 v ou 220v – onde são consideradas de baixa eficiência, mas superiores as lâmpadas incandescentes comuns; e para serem utilizadas em redes de baixa tensão – 12v (obrigatório o uso de transformador), onde apresentam alta eficiência.

Lâmpadas do primeiro grupo – tensão de rede 110v ou 220v:

• Halógena Palito ou Lapiseira

• Halógena haloPAR (20,30 e 38)

• Halógena Halopin

• Halógena Bipino

Lâmpadas do segundo grupo – baixa tensão de rede (12v):

• Halógena Dicróica e Mini Dicróica

• Halógena Par 16 ou Gz 10

• Halógena AR (48, 70 e 111)

3.2.1 – Características

Em termos de economia, as lâmpadas de halogéneo oferecem mais luz com potência menor ou igual à das incandescentes comuns, além de possuírem uma vida útil mais longa, variando entre 2.000 e 4.000 horas.

3.2.2 – Aplicações

Para destacar objetos ou uma determinada área. Pois apresentam alto controle do facho de luz. Indicadas para residências e comércios, podem ser utilizadas em pendentes, lustres e em spots embutidos. Alguns modelos estão disponíveis em diferentes cores.

3.3 – Lâmpada de Neon

Os tubos de néon utilizados em anúncios são de vidro e contêm um gás rarefeito (néon, néon com vapor de mercúrio) dentro da ampola com dois eléctrodos nas extremidades.

Ao aplicar aos eléctrodos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com