TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELETRONICA 1 TRANSISTORES

Artigos Científicos: ELETRONICA 1 TRANSISTORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

DESAFIO

Dado o circuito proposto abaixo, o grupo deverá identificar a função principal e possíveis aplicações para a configuração apresentada. A função de cada componente deve ser estudada,

Dando igual ênfase aos cálculos de polarização dos transistores. A definição das características de cada um dos dispositivos abrirá a possibilidade da simulação e posterior montagem de um protótipo com componentes comerciais. Você poderá acionar uma lâmpada ou equipamento no qual a sua equipe julgue interessante para a demonstração do protótipo.

Figura

Objetivo do desafio

Um protótipo funcional que atenda as premissas do projeto para apresentação ao

professor e convidados.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Uma fonte de alimentação é um equipamento indispensável na eletrônica durante a elaboração de projetos, precisamos alimentar o nosso circuito para que ele funcione. Embora muitas vezes não percebamos, as fontes estão em quase todos os equipamentos eletrônicos. Os modelos que mais frequentemente nos deparamos no cotidiano são os recarregadores de celular e os famosos eliminadores de bateria.

Uma fonte de alimentação comum é constituída pelos circuitos conforme diagrama de bloco abaixo na figura 1.

COMPONENTES UTILIZADOS NA MONTAGEM DA FONTE E SUAS CARACTERISTICAS

-TRANSFORMADOR

Baseia-se em duas propriedades dos indutores: de criar um campo magnético através de uma corrente elétrica e na capacidade de, sob o efeito de um campo magnético variável, gerar uma corrente elétrica. Alimentando um indutor com uma tensão alternada e posicionando um segundo indutor próximo a este, podemos criar uma corrente elétrica nesse segundo indutor. É essencial que o primeiro indutor seja alimentado com uma tensão alternada, pois só assim esse fenômeno acontecerá.

-DIODOS

A união de um cristal tipo P e um cristal tipo N, obtêm-se uma junção PN, que é um dispositivo de estado sólido simples: o diodo semicondutor de junção.

-PONTE RETIFICADORA

Um retificador pode ser de meia onda, onda completa ou em ponte. O dispositivo utilizado nos retificadores é o diodo devido a sua característica de conduzir a corrente elétrica em apenas um sentido.

CAPACITOR(FILTRO)

Componente eletrônico, constituído por duas placas condutoras, separadas por um material isolante. Ao ligar uma bateria com um capacitor descarregado, haverá uma distribuição de cargas e após um certo tempo as tensões na bateria e no capacitor serão as mesmas. E deixa de circular corrente elétrica. Se o capacitor for desconectado da bateria, as cargas elétricas acumuladas permanecem no capacitor e, portanto é mantida a diferença de potencial no capacitor.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com