TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA: A PROFISSÃO DO MOMENTO

Por:   •  21/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.557 Palavras (11 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ARTHUR RIBEIRO DE MATOS

CASSIANO DIAS DA SILVA

JAQUELINE BERTULUCCI BORJA

PEDRO PIRAJÁ CECILIO

ENGENHARIA: A PROFISSÃO DO MOMENTO

Uberaba – MG

2013

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ARTHUR RIBEIRO DE MATOS

CASSIANO DIAS DA SILVA

JAQUELINE BERTULUCCI BORJA

PEDRO PIRAJÁ CECILIO

ENGENHARIA: A PROFISSÃO DO MOMENTO

Trabalho do Curso de Engenharias da Universidade de Uberaba como parte das exigências à conclusão da disciplina de Introdução à Engenharia, do primeiro semestre apresentado a turma 1.

Professor: José Roberto de Almeida.

Uberaba – MG

2013

RESUMO

Os Profissionais da Engenharia, para o seu desempenho de atividade profissional necessitam de uma sólida formação científica e técnica de base multidisciplinar, que responda à grande diversidade de problemas que se lhe deparam, numa sociedade em constante mutação, onde as novas tecnologias são uma necessidade. Nem sempre todos os profissionais têm oportunidade de exercer o seu raciocínio matemático, nem disponibilidade de se dedicarem ao desenvolvimento de técnicas próprias aplicáveis aos problemas do dia-a-dia, mas o essencial é manter o interesse pelo conhecimento dos modelos e técnicas que interpretam as leis naturais, ainda que criados e desenvolvidos por outros, mantendo a capacidade de raciocinar de uma forma lógica e estruturada. Para tanto, foram observados alguns indicadores do setor ao longo desses anos e estimou-se um modelo econométrico a partir da análise, observando-se que a produção da construção civil no período em análise vem crescendo exponencialmente em nível nacional. Identificou-se também que a produção do setor é positivamente influenciada pela renda real, pelo fator do trabalho não qualificado e pelo crescimento populacional, e inversamente relacionado com os preços do setor e entre as taxas reais de curto e de longo prazo.


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        
  2. OBJETIVO        
  3. JUSTIFICATIVA        
  4. DESENVOLVIMENTO        

Para ser um engenheiro        

Oportunidade de emprego        

Profissão em alta        

Áreas de atuação no mercado de trabalho        

Novas  características em tecnologia        

  1. CONCLUSÃO        
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

 
INTRODUÇÃO

Na década de 80 a engenharia não era uma profissão muito requisitada no Brasil, quase não eram utilizadas as outras áreas desta profissão há não ser a engenharia civil, que mesmo assim a falta de emprego, fez com que muitos profissionais embarcassem para outros países na esperança de conseguir um bom emprego.

Nessa época no ano de 1982 um engenheiro civil Desempregado durante a recessão, Garcez Filho virou dono de lanchonete e símbolo de um período difícil. A lanchonete em São Paulo ficou famosa com o nome de o engenheiro que virou suco saíram em revistas, jornais, TV, por ter que procurar outra forma de remuneração, A loja na Avenida Paulista, quase na esquina com a Brigadeiro Luís Antônio, começou vendendo lanches e sucos e, por insistência da clientela, passou a ter os chamados pratos feitos. No primeiro dia, Neide faltou ao trabalho no Itaú e cozinhou 60 refeições.

Infelizmente o Garcez filho, faleceu antes de ver o mercado brasileiro superaquecido, e a grande busca por engenheiros em todas as áreas, e a alta remuneração que os profissionais engenheiros recebem.


OBJETIVO

O objetivo desse trabalho é demonstrar uma pesquisa sobre a profissão do momento que é a engenharia, mostrando os variados benefícios que a engenharia vem trazendo como profissão e crescimento para o Brasil, e assim mostrando como ser um bom engenheiro e as áreas específicas de estudo, o que logo depois traz as variadas oportunidades de emprego em uma profissão em alta no mercado de trabalho e com tão poucos profissionais, demonstrando assim algumas de suas áreas de atuação no mercado e suas novas tecnologias.


JUSTIFICATIVA

A escolha do tema foi em grupo e aprovada por parte de todos os integrantes com o tema Engenharia: A Profissão do Momento, pelo fato principal de estarmos fazendo parte deste conjunto. Queremos ir a fundo ao tema, buscando as informações necessárias para que possamos confirmar essa decisão na qual nos acompanhará pela vida toda. Outra observação são os diversos campos da engenharia, que será analisada e apresentada, como as que mais se destacam atualmente, com melhores remunerações, dentre as variadas áreas de atuação, com novas tecnologias e melhor ramo de emprego na engenharia para que cada pessoa possa se identificar, descobrindo assim, a área de atuação que mais lhe agrada.


DESENVOLVIMENTO

Para ser um engenheiro

Para a formação de uma profissão envolve o estudo e a aplicação de Matemática aos modelos físicos, químicos e biológicos, adaptados às realidades do mundo que nos envolve. E além destes conhecimentos da Matemática e da Física é fundamental para o profissional de Engenharia assumir-se como tal, mantendo a capacidade de raciocinar de uma forma lógica e estruturada, definindo pressupostos, estabelecendo etapas, tirando conclusões numericamente fundamentadas, e avaliando criticamente os resultados obtidos. (IEFP).

A engenharia é uma ciência bastante abrangente que engloba uma série de ramos mais especializados, cada qual com uma ênfase mais específica em determinados campos de aplicação e em determinados tipos de tecnologia.

O engenheiro é o profissional que exerce a prática de engenharia, e as licenciaturas em engenharia são cursos superiores de cinco anos, muitos deles ministrados em Universidades e constituem a formação obrigatória para os engenheiros. (WIKIPÉDIA).

Oportunidade de emprego

A falta de engenheiros traz melhores oportunidades de emprego no Brasil e de acordo com uma reportagem da Universidade Federal da Bahia, criado para tornar a matemática mais interessante fala que a falta de profissionais da área de exatas reflete um problema que começa bem cedo: o medo da matemática, a deficiência no aprendizado de matemática reduz número de profissionais. Pesquisas mostram que a maioria dos estudantes cursa disciplinas da área de humanas, enquanto o Brasil precisa muito de profissional de exatas, o que se da melhor vantagem aos profissionais que vão atuar nas áreas de exatas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (249.2 Kb)   docx (63.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com