TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENGENHARIA SUSTENTÁVEL

Dissertações: ENGENHARIA SUSTENTÁVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

ENGENHARIA SUSTENTÁVEL

Conforme entrevista à Revista Téchne, o Engenheiro Valfrido Del Carlo sustenta que engenharia precisa recuperar variáveis históricas que estão sendo hoje ignoradas, quais sejam responsabilidade ambiental, responsabilidade social e sustentabilidade. Fatores que dependem de outras variáveis que fazem parte do processo de engenharia sustentável, que são matéria, processo e forma.

A Engenharia Sustentável não pode dispensar o conhecimento da origem do material empregado. Por exemplo, saber se a areia utilizada na obra provém de processo de mineração licenciado e com cumprimento de medidas mitigadoras determinadas por órgãos ambientais. Não há muitas facilidades nesta identificação, já que areia não tem rótulo. Mas é importante saber que se pretendemos atingir a sustentabilidade em uma obra, de nada adianta projetar o aproveitamento de água da chuva em uma residência, se sua construção contribuiu para uma degradação ambiental.

Outros aspectos importantes revelam a existência de sustentabilidade em uma obra. Outros materiais podem deixar dúvidas quanto a sua origem, como a madeira. O rastreamento poderá identificar se é madeira de árvores nativas ou produto de reflorestamento. Se no reflorestamento, ou na mineração, além de processos ambientalmente insustentáveis não estaria ocorrendo insustentabilidade social, como exploração de trabalho infantil, ou o não cumprimento da legislação trabalhista. Fato que pode ocorrer tanto na origem do material, como na execução da própria obra.

Quanto ao projeto em si, alguns aspectos tem que ser observados para que haja a garantia de sustentabilidade. Uma edificação precisa estar baseada em quatro fatores para seu funcionamento depois de pronta que são economia, durabilidade, conforto e manutenção. Não seria sustentável uma obra cuja edificação necessitaria de manutenção dispendiosa para seu funcionamento no dia-a-dia.

Utilização de aberturas orientadas conforme a posição solar garantem economia em energia elétrica. Utilização de vegetação estrategicamente colocada atende o quesito de climatização dos ambientes com economia. O aproveitamento de água da chuva garante a economia de água.

O trabalho também apresenta aspectos que precisam ser observados na óptica sustentável. A mecanização expõe menos o trabalhador a doenças e acidentes do trabalho. Cuidados ergonômicos garantem maior produtividade, utilização de material reciclado, gerenciamento dos resíduos e aproveitamento racional da água são outros aspectos trabalhados na busca da sustentabilidade em obras de construção civil.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

TÉCHNE. Pini, Edição 133, abril/2008, pág. 22 a 28.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com