TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSAIO DE DUREZA DE BRINELL

Dissertações: ENSAIO DE DUREZA DE BRINELL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 2

DUREZA DE BRINELL

A dureza de Brinell consiste numa escala para a medição de dureza dos metais. Esta foi construída por volta de 1900 pelo engenheiro sueco Johann August Brinell (1849-1925).

Nos testes da dureza de Brinell um penetrador esférico endurecido é aplicado à superfície do metal a ser testado exercendo sobre este uma força. O diâmetro do penetrador de aço endurecido varia de 2,5 milímetros a 10 milímetros. As cargas padrão variam entre 500 e 3000 Kg em incrementos de 500 Kg.

Figura 04: Representação do ensaio de Dureza Brinell.

O número Brinell de dureza (HB) é função da carga aplicada e do diâmetro da impressão resultante e pode ser obtido através da seguinte relação:

Figura 05: Equação matemática para o número Brinell.

onde “P” é o valor da carga aplicada (em kgf), “D” é o diâmetro do penetrador e “d” é o diâmetro da impressão resultante, ambos em milímetros.

Para garantir um bom resultado, a medição do diâmetro da impressão deve ser feita em pelo menos duas direções. Além disso, é necessário manter a relação constante para obter resultados adequados.

A dimensão da dureza Brinell é MPa e a uma das normas que a rege é a ASTM E10.

Uma das grandes desvantagens do ensaio Brinell é o tamanho do penetrador, que muitas vezes causa danos consideráveis à peça analisada.

Durante a realização de um teste, a carga é mantida constante durante um intervalo de tempo especificado.

Os materiais mais duros necessitam de maiores cargas aplicadas.

O número de dureza de Brinell (HB) é uma função tanto da intensidade da carga aplicada, como do diâmetro da penetração resultante. Este diâmetro é medido com um microscópio especial de baixa potência, utilizando uma escala que está impressa na ocular.

O diâmetro medido é então convertido ao número apropriado HB usando um gráfico onde apenas uma escala é utilizada com esta técnica.

Nestes testes são exigidos requisitos de máxima espessura da amostra bem como a posição de penetração relativamente às arestas da mesma e de um espaçamento mínimo entre penetrações. Além disto, é ainda necessária uma penetração muito bem definida, o que obriga a ter uma superfície plana na qual aquela será realizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com