TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio De Dureza

Trabalho Escolar: Ensaio De Dureza. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 2

LIGAÇÕES SECUNDARIAS

Ligações secundárias, de van der Waals ou físicas são fracas em comparação com as ligações primárias ou químicas; energias de ligação estão tipicamente na ordem de apenas 10 kJ/mol (0,1 eV/átomo). Ligação secundária existe entre virtualmente todos os átomos ou moléculas, mas sua presença pode ser obscurecida se qualquer dos 3 tipos de ligação primária estiver presente. Ligação secundária é evidenciada para os gases inertes, que possuem estruturas eletrônicas estáveis, e, em adição, entre moléculas em estruturas moleculares que são covalentemente ligadas.

Um dipolo pode ser criado ou induzido num átomo ou molécula que é normalmente simétrica eletricamente; isto é, a distribuição espacial global dos elétrons é simétrica em relação ao núcleo positivamente carregado, como mostrado na Figura 2.13a. Todos os átomos estão experimentando movimento vibracional constante, que pode causar distorções instantâneas ou de curta duração desta simetria elétrica para alguns dos átomos ou moléculas, e a criação de pequenos dipolos elétricos, como representado na Figura 2.13b. Um destes dipolos pode por sua vez produzir um deslocamento da distribuição de elétron de uma molécula ou átomo adjacente, induzindo este último a também se tornar um diplo que é então fracamente atraído ou ligado primeiro; este é um tipo de ligação de van der Waals. Estas forças atrativas podem existir entre grande número de átomos ou moléculas, cujas forças são temporárias e flutua com o tempo.

Momentos de dipolo permanentes existem em algumas moléculas em virtude de um arranjo assimétrico de regiões carregadas positivamente ou negativamente; tais moléculas são denominadas moléculares polares. A Figura 2.14 é uma representação esquemática de uma molécula de cloreto de hidrogênio; um momento de dipolo permanente surge a partir de cargas positivas e negativas líquidas que estão respectivamente associadas com as extremidades do hidrogênio e do cloro da molécula de Hcl.

Ligações de Dipolo Permanentes O tipo de ligação secundária mais forte, a ligação de hidrogênio, é um caso especial de ligação por molécula polar. Ele ocorre entre moléculas nas quais hidrogênio é covalentemente ligado ao fluor (como em HF), oxigênio (como em H2O),e nitrogênuio (como em NH3). Para cada ligação H-F, H-O, ou H-N, o elétron único do hidrogênio é compartilhado com o outro átomo. Assim a extremidade de hidrogênio da ligação é essencialmente um próton nu positivamente carregado, que não se encontra envolto por quaisquer elétrons.

As pontes de hidrogênio ou ligações de hidrogênio são interações que ocorrem entre o átomo de hidrogênio e dois ou mais átomos, de forma que o hidrogênio sirva de ´elo´ entre os átomos com os quais interagem. As interações intermoleculares mais intensas, medidas tanto sob o ponto de vista energético quanto sob o ponto de vista de distâncias interatômicas, são ligações de hidrogênio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com