TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSAIOS COM MATERIAIS BETUMINOSOS: PONTO DE FULGOR

Por:   •  15/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  4.494 Visualizações

Página 1 de 2

ENSAIOS COM MATERIAIS BETUMINOSOS

PONTO DE FULGOR

Introdução

O ensaio de ponto de fulgor consiste em determinar a temperatura a partir da qual a amostra de produto asfáltico produz gases inflamáveis temporariamente na presença de uma pequena chama (lampejo).

Objetivo

O objetivo desse experimento é verificar até qual temperatura é seguro de se trabalhar com o produto asfáltico, a fim de se evitar acidentes como incêndios, utilizar o produto asfáltico ideal para cada tipo de clima e identificar a contaminação por solventes. Também é possível através desse ensaio determinar o ponto de combustão, que é a menor temperatura que a amostra, após se inflamar pela passagem da chama piloto, continua queimando por 5 s, no mínimo.

Equipamentos utilizados

  • Vaso aberto de Cleveland;
  • Bico de Busen;
  • Chama Piloto;
  • Termômetro;
  • Tripé com fogareiro;
  • Fonte de aquecimento.

Execução do ensaio

O ensaio de ponto de fulgor é regido pela NBR -11341/90 da ABNT. No presente experimento determinou-se apenas a temperatura de lampejo. Utilizou-se no experimento uma mistura asfáltica de CAP diluído em querosene. Inicialmente encheu-se a cuba de tal forma que a superfície livre da amostra ficasse exatamente na marca do nível da cuba, tendo o cuidado de eliminar as bolhas, limpar a amostra no exterior da cuba e retirar o excesso que passa do nível da cuba. Acendeu-se a chama piloto e regulou-se o diâmetro para o tamanho da esfera de comparação do aparelho. O centro de chama moveu-se num plano horizontal e não mais que 2 mm acima do plano da borda superior da cuba. O tempo de passagem da chama não durou mais que 1 segundo. Observou-se o aumento de temperatura no termômetro e verificou-se a temperatura no primeiro lampejo.

[pic 1] [pic 2]

Figuras: Passagem da chama piloto numa amostra; Material utilizado no ensaio de ponto de fulgor.

Resultados

A temperatura do primeiro lampejo foi de 52 °C.

Referências Bibliográficas

  1. MEDEIROS, Talita R. de. “Apostila de Materias de Construção Experimetal 2” – Edição Reformulada. Campina Grande, agosto de 2009.
  2. http://www.recife.pe.gov.br/emlurb/cadernoencargos/pavimentacao_PontodefulgorvasoabertoCleveland.pdf Acesso em: 16 de novembro de 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (132.6 Kb)   docx (115.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com