TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Betuminosos

Por:   •  19/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  871 Visualizações

Página 1 de 4

MATERIAIS BETUMINOSOS

CURITIBA

12 DE NOVEMBRO DE 2015

1-DEFINIÇÃO

Materiais betuminosos são materiais que derivam do betume , que por norma tem com significado mistura de hidrocarbonetos solido , líquido ou gasosa de origem natural solúvel ao bissulfeto de carbono .

2- CLASSIFICAÇÃO

Os materiais são classificados de acordo com a estrutura de suas moléculas . Temos então;

A- asfaltos

B-alcatrões

A-Asfaltos

São materiais constituídos basicamente de betume encontrados nas jazidas ao natural bem como também rochas asfalticas e asfaltos nativos. Também podem ser destilado do petróleo em industrias . Suas características são : São sólidos ou semi-sólidos na temperatura ambiente ; cor preta ou escura :; cheiro característico de óleo queimado ; fundem-se gradualmente sob ação do calor.

Rochas asfálticas

São de ocorrência natural de rochas sedimentares calcarias ou arenítica com 10 a 30% de asfalto. São em forma de folhetos asfalticos.

Asfaltos naturais ou nativos

São lagos de puro asfalto podendo ser líquido ou semilíquido permitindo a entrada de pás ou picaretas para sua retirada . Não são asfaltos puros podendo atingir 95% de pureza após ser refinado , sendo então chamado de cimento asfaltico.

De acordo com a norma o asfalto pode ser classificado de acordo com sua consistência . São identificados pelas siglas CAM ( cimento asfaltico Natural ) seguidos de um número que designa-se o grau de penetração em mm em 5s a 25 C:

CAN 30-40

CAN 40-50

CAN 50-60

CAN 60-70

CAN 70-85

CAN 85-100

CAN 100-120

CAN 120-150

CAN 150-200

ASFALTOS DE PETRÓLEO

E a maior fonte de asfalto sendo feito através de destilação , podendo ser feito de duas maneiras ; 1- sendo cru mais selecionado ; 2- sendo um subproduto residual para produtos leves.

Durante a fase líquida , na torre de destilação á 200 C , pode-se obter o asfalto oxidado ou soprado , fazendo-se passar uma corrente de ar.Sua consistência é sólida com menor sensibilidade á temperatura e baixa adesividade , maior resistência ao inteperismo.

São regularizados pela norma com as seguintes siglas: CAP ( Cimento asfaltico de Petróleo ) seguido de dois números que são o valor da penetração.

CAP 30-40

CAP 40-50

CAP 50-60

CAP 60-70

CAP 70-85

CAP 85-100

CAP 100-120

CAP 120-150

CAP 150-200

CAP 200-300

EMULSÕES ASFALTICAS E ASFALTOS DILUÍDO

Para ser utilizado o asfalto precisa de uma certa quantidade de calor para liquefaze-lo para que possa ser espalhado , mais com o asfalto tratado , a temperatura diminui facilitando aplicação . Esse tipo de asfalto chama-se asfalto diluído e emulsão asfaltica .

ASFALTOS DILUÍDO OU CUT-BACKS

São obtidos através da adição de solventes trazendo melhor forma de aplicação . Essa adição é feita como se fizéssemos a cura do concreto . ( ver tabela )

DILUENTE CUT-BACKS DESIGNAÇÃO

GASOLINA CURA - RÁPIDA ADR (ASFALTO DILUÍDO RÁPIDO)

QUEROSENE CURA MÉDIA ADM(ASFALTO DILUÍDO MÉDIO)

ÓLEO DISSER CURA LENTA ADL ( ASFALTO DILUÍDO LENTO)

EMULSÕES ASFALTICAS

Usa-se uma substancia emulcionante ( como o sabão) nos CAP , tendo um produto com 50 a 60% de asfalto e 1% de emulsionante e o restante de água . A retirada da água é dita de quebra , de acordo com o evaporamento executado (ver tabela)

emulsão tempo designação

de quebra rápida 40 min RS( Rapid Setting)

de quebra média 2 h MS( Medium Setting)

de quebra lenta 4h SS(slow Seting)

b- ALCATRÕES

São materiais obtidos da hulha , madeira ,trufa,linhita , graxas e tec. , sendo liquido oleoso que podem ser vertidos a temperatura ambiente . Diferem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com