TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENSAIOS LABORATORIAIS DE CARACTERIZAÇÃO DE AGREGADO GRAÚDO – SEIXO

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  710 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM CEULS/ULBRA

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA DO BRASIL – AELBRA

PORTARIA 1.992 DE 19/12/2006 PUBLICADA NO D.O.U EM 20/12/2006.

Danieli Trindade da Rocha

Jane Vanessa Santos Inomata

Juscelino de Azevedo Sousa Sobrinho

Karen Mikele Barreto dos Santos

TECNOLOGIA DO CONCRETO

ENSAIOS LABORATORIAIS DE CARACTERIZAÇÃO DE AGREGADO GRAÚDO – SEIXO

Santarém

2016

RESUMO

Introdução

Agregados são fragmentos de rocha originados de ação mecânica promovida pelo homem (Ribeiro, 2008) ou seja, materiais inertes que, no início do desenvolvimento do concreto, eram adicionados à massa de cimento e água, para dar-lhe “corpo”, tornando-a mais econômica. Hoje eles representam cerca de oitenta por cento do peso do concreto (Portal do concreto,2010). Por isso apresentam grande importância na área da construção civil, exercendo nítida influência não apenas na resistência mecânica do produto acabado como, também, em sua durabilidade e no desempenho estrutural.

            Segundo Petrucci (1970) define-se agregado como o material granular, sem forma e volume definidos, geralmente inerte de dimensões e propriedades adequadas para a engenharia. Os agregados conjuntamente com os aglomerados, especificamente o cimento, formam o principal material de construção, o concreto.

Segundo a NBR NM 53:2009, agregado graúdo é o agregado cuja maior parte de suas partículas fica retida na peneira com abertura de malha de 4.75 mm, ou a porção retida nessa mesma peneira.

Nesse trabalho será utilizado o agregado graúdo-seixo, com o intuito de se caracterizar o material. Foram realizados os seguintes experimentos:

  • Granulometria;
  • Massa unitária em estado solto;
  • Massa específica;
  • Abrasão.

           Segundo Marcio Varela, granulometria é a distribuição, em porcentagem, dos diversos tamanhos de grãos. É a determinação das dimensões das partículas do agregado e de suas respectivas porcentagens de ocorrência. A composição granulométrica tem grande influência nas propriedades das argamassas e concretos.

Segundo a NBR NM 52:2002, massa específica é a relação entre a massa do agregado seco e seu volume, excluindo os poros permeáveis.

Segundo a NBR NM 45:2006, massa unitária é a relação entre a massa do agregado lançado no recipiente de acordo com o estabelecido nesta norma e o volume desse recipiente.

Materiais e métodos utilizados

Massa unitária em estado solto

Equipamentos utilizados:

  • Balança;
  • Espátula;
  • Pá;
  • Estufa;
  • Recipiente

Procedimento:

- Secou-se a amostra em estufa a 110C, até consistência de peso;

- Determinou-se o volume do recipiente utilizado;

- Pesou-se o recipiente utilizado para medir a sua massa;

- Encheu-se o recipiente com a amostra de forma a evitar a compactação do material, portanto utilizou-se a pá para lançar a amostra de forma a espalhar de maneira uniforme o material de uma altura de 10 a 15 cm, conforme a NBR 7251;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (152.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com