TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatórios de ensaios de caracterização dos agregados miúdo e graúdo.

Por:   •  23/6/2016  •  Ensaio  •  7.066 Palavras (29 Páginas)  •  1.439 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1]

Relatórios de ensaios de caracterização dos agregados miúdo e graúdo.

Engenharia Civil

Matérias de Construção I

Alunos: Carla Costa, Maria Cecília, Pedro Victor, Vanessa Moura

Professor: Perboyre Barbosa Alcântara

Fortaleza – Abril – 2016

Sumário

Teor de Umidade        

Massa Unitária        

Massa Específica        

Granulometria        

Inchamento        

Matéria Orgânica        

Teor de Argila        

Material Pulverulento        


Teor de Umidade

Introdução

A realização do ensaio tem como finalidade o conhecimento do teor de umidade do agregado para disciplina de Materiais de Construção I do curso de Engenharia Civil.

Segundo a NBR 9939:2011, o teor de umidade do agregado é, por definição, a relação expressa em porcentagem entre a massa total da água envolvida na superfície dos grãos dos agregados a qual preenche os poros permeáveis do agregado em relação a sua massa seca.

A determinação dessas propriedades é muito importante, pois são bastante utilizadas na dosagem de concretos. Os resultados desse ensaio são úteis para corrigir a água de amassamento do concreto e informar a relação água/cimento com exatidão. Pois, no canteiro de obras, uma série de conhecimentos técnicos e cuidados envolvendo mão-de-obra, materiais e equipamentos é necessária para a obtenção de bons resultados para a produção da argamassa, por exemplo.

Material e Métodos

Agregado Miúdo

Os equipamentos utilizados para a realização do ensaio foram:

  1. Balança com resolução de 0,1g;
  2. Estufa;
  3. Frigideira;
  4. Fogão;
  5. Recipiente metálico;
  6. Espátula de aço;
  7. Speedy;
  8. Balança do equipamento Speedy;
  9. Duas ampolas de carbureto de cálcio;
  10. Duas esferas de aço.

Material Utilizado:

  1. Método da Estufa:
  1. Duas amostras de 50g de areia úmida.
  1. Método da secagem rápida (ao fogo):
  1. Duas amostras de 50g de areia úmida;
  1. Método da Secagem com Álcool:
  1. Duas amostras de aproximadamente 50g de areia úmida.
  1. Método do Speedy:
  1.  Duas amostras de 20g de areia úmida.

Métodos Utilizados:

        Para a realização do ensaio foi seguido o método determinado pelas normas: NBR/NM 26/2001: Agregados – Amostragem: Procedimento;

NBR 9939/2011: Determinação da Umidade Total – Método de Ensaio;

DNER-ME 088/94 – Solos – Determinação de umidade pelo método do álcool;

DNER-ME 052/94 – Solos e Agregados Miúdos – Determinação da umidade com emprego do Speedy;

NBR 16097/2012: Solo – Determinação do teor de umidade – Método expedidos de ensaio.

  1. Método da Secagem em Estufa:

Primeiramente, colocou-se certa quantidade de agregado miúdo em estado úmido (Mw) em uma cápsula metálica. Após isso, o recipiente foi pesado em uma balança digital, antes devidamente tarada com o peso da cápsula metálica (Mc), até atingir o peso de 50g de areia úmida. Esse procedimento foi feito duas vezes, portanto obteve-se duas amostras de 50g de areia úmida.

Depois de colher as amostras, as cápsulas foram colocadas separadas em uma bandeja metálica e introduzidas em uma estufa para secagem. As amostras foram submetidas a temperatura a 105°C a 110°C até obterem constância de massa. Para assegurar esse processo, as cápsulas foram deixadas na estufa por, aproximadamente, 24 horas.

Passadas as horas necessárias, as cápsulas foram retiradas da estufa, e, em seguida, foram pesadas na balança tarada de acordo com a massa de cada cápsula. Devido a esses passos, foram realizadas determinações para o agregado em ensaio.

  1. Método de Secagem Rápida (ao fogo):

Colheu-se uma amostra representativa do agregado miúdo a ser ensaiado e o colocou em uma frigideira, de peso Mc. Após isso, pesou-se a frigideira com certa quantidade de material em uma balança devidamente tarada com o peso Mc. Retirou-se e acrescentou-se material à frigideira até a mesma constar 100g de agregado miúdo em estado úmido (Mw).

Após o colhimento da amostra, submeteu-se a frigideira ao fogo ao gás por cerca de 20 minutos até que a água do material havia, aparentemente, evaporado. Em seguida, pesou-se a amostra seca de massa Ms, obtendo o teor de umidade da amostra.

  1. Método de Secagem com Álcool:

Pesou-se em uma balança devidamente tarada com o peso da cápsula metálica (Mc), uma amostra de aproximadamente 50g de areia úmida (Mw). Após isso, despeja-se quantidade adequada de álcool etílico na amostra, revolvendo-a e inflamando a seguir o álcool, com a ajuda de um fósforo. Repetiu-se o processo por três vezes. Logo após, pesou-se novamente a cápsula com a amostra agora seca (Ms) na balança anteriormente tarada, obtendo-se o teor de umidade da amostra.

  1. Método do Speedy (Speedy Moisture Tester):

Separou-se duas cápsulas metálicas de certa massa (Mc) e inseriu nelas certa quantidade de areia úmida. Após isso, com a ajuda de uma espátula metálica, colocou-se parte da massa da cápsula na balança do aparelho até obter aproximadamente 20g. Repetiu-se o processo duas vezes.

Logo em seguida, colocou-se com uma espátula a amostra pesada dentro da garrafa que compõe o equipamento, juntamente com uma ampola de carbureto de cálcio e por fim, duas esferas de aço, que devem deslizar cuidadosamente pelas paredes da garrafa, a fim de evitar que se quebre a ampola antes do fechamento. Fechou-se a garrafa cautelosamente e agita-o repetidas vezes para quebrar a ampola, o que é verificado após o surgimento da pressão marcada pelo manômetro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (50.7 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com