TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA

Por:   •  24/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 7

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA - EPC

Diego Mateus Albert

Prof.: Marcos Andre Schipmann

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Engenharia Civil (8ª Fase) – Ergonomia e Segurança Industrial e do Trabalho

20/11/2015

RESUMO

Primeiramente é feita uma breve apresentação sobre, equipamentos de proteção coletiva. Define-se EPC. Procura-se chamar a atenção para a importância na implantação de medidas que visam segurança para todos os trabalhadores em seu local de trabalho. Ressaltam-se os principais tipos, e, as vantagens dos equipamentos de proteção coletiva. Impõem-se aos leitores uma reflexão consciente, sobre importância, os tipos, as vantagens e aplicações dos equipamentos de proteção coletiva no ambiente de trabalho.

Palavras-chave: Segurança. Proteção. Equipamentos.

1 INTRODUÇÃO.

A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil a Legislação de Segurança do Trabalho baseia-se na Constituição Federal, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), nas Normas Regulamentadoras e em outras leis complementares como portarias, decretos e convenções internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Organização Mundial da Saúde (OMS). Segurança do Trabalho é praticada pela conscientização de empregadores e empregados em relação aos seus direitos e deveres. A Segurança do Trabalho deve ser praticada no trabalho, na rua, em casa, em todo lugar e em qualquer momento.

Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) são as medidas gerais a serem tomadas em uma empresa para proteger os trabalhadores da exposição a agentes insalubres e/ou perigosos. Desta forma, deve-se entender não só como equipamentos, mas também como métodos e tecnologias. O fato de garantir a segurança coletiva demonstra de forma simples, o grau de importância do EPC para o funcionamento de uma empresa.

Como objetivo da pesquisa, abordamos os principais métodos e equipamentos de proteção coletiva, suas principais utilizações e características, bem como a sua importância para o ambiente de trabalho. Possibilitando o entendimento das melhores opções disponíveis para adequação necessária, na tentativa de tornar eficaz a manutenção do nosso bem mais precioso, a vida.

2 EPC (EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA).

2.1 DEFINIÇÃO.

Conforme a (NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE - Texto dado pela Portaria GM n.º 598, de 07 de dezembro de 2004): “dispositivo, sistema, ou meio, fixo ou móvel de abrangência coletiva, destinado a preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores, usuários e terceiros.”.

De uma maneira simplificada equipamentos de proteção coletiva (EPC) são todos os métodos e/ou equipamentos utilizados para atender a vários trabalhadores ao mesmo tempo, destinados à proteção dos trabalhadores a riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

2.2 IMPLANTAÇÃO.

A alteração das condições de segurança no trabalho depende, e muito, do processo, do local e do custo necessário para tal. Por isso, é imprescindível, que profissionais especializados em segurança do trabalho, analisem previamente os fatorem envolvidos, fazendo com que os riscos ocupacionais sejam identificados e as medidas de proteção convenientes sejam adotadas sem causar perda ou dano à empresa.

As medidas de proteção coletiva devem ser prioridade na funcionalidade de qualquer tipo de trabalho, mas para que a adoção de um determinado EPC atenda a necessidade, o estudo, desenvolvimento e implantação devem obedecer à seguinte hierarquia:

• Medidas que eliminem ou reduzam a utilização ou a formação de agentes prejudiciais à saúde;

• Medidas que previnam a liberação ou disseminação desses agentes no ambiente de trabalho;

• Medidas que reduzam os níveis de concentração desses agentes no ambiente desses agentes no ambiente de trabalho.

Conforme a (NR 9 - PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS - Texto dado pela Portaria SSST n.º 25, 29 de dezembro de 1994): “A implantação de medidas de caráter coletivo deverá ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto os procedimentos que assegurem a sua eficiência e de informação sobre as eventuais limitações de proteção que ofereçam.”.

Caso haja inviabilidade técnica na adoção de medidas de proteção coletiva, estas não forem suficientes, esteja na fase de estudo, planejamento, implantação, ou tenham caráter complementar ou emergencial, deverão ser adotadas outras medidas, com base na legislação atual. Como por exemplo:

• Medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho;

• Utilização de equipamento de proteção individual – EPI;

Cabe ao SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para eliminação, neutralização, ou diminuição do risco, o uso de Equipamentos de Proteção Individual adequados à situação.

2.3 TIPOS E APLICAÇÕES DOS EPC (EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA).

O Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) se caracteriza em beneficiar um grupo de trabalhadores indistintamente. Eles eliminam ou reduzem os riscos na própria fonte. Os EPC podem intervir nos métodos e processos de trabalho e ações dentro da empresa.

Podem ser equipamentos simples, como corrimãos de escadas até sistemas sofisticados de detecção de gases dentro de uma planta química, variando em função de sua aplicação e custo, alguns dos principais tipos e suas principais aplicações serão especificados a seguir:

• Sistemas de ventilação/exaustão: Os sistemas de ventilação e condicionamento de ar fazem parte das instalações laboratoriais, constituindo barreiras secundárias de contenção. Estas barreiras são responsáveis diretas pela segurança do meio-ambiente, e indiretas pela segurança do Pesquisador. Entretanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com