TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais de Proteção: Equipamento de Proteção Coletiva

Por:   •  17/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.392 Palavras (6 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

No presente trabalho, abordarei a importância dos equipamentos de proteção individual (EPI) e coletivo (EPC), mostrando sua serventia, como são utilizados, quais são e quais os momentos corretos para sua utilização. Esses equipamentos, que são aprovados pelo Ministério do Trabalho e Emprego e visa a proteção dos trabalhadores em seu local de trabalho, nas suas determinadas funções ao manipular materiais que podem produzir riscos a saúde do individuo e/ou meio ambiente.

Equipamentos de proteção

Os equipamentos de proteção servem para proteger o empregado em meio a seu ambiente de trabalho e ao manusear materiais que podem trazer danos a sua saúde e/ou meio ambiente, são equipamentos que podem ser de uso pessoal e coletivo. Eles são certificados e aprovados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, logo são equipamentos de uso essencial e obrigatório visando sempre a segurança do profissional em seu ambiente de trabalho. Alem disso é ligada diretamente ao aumento de produtividade e eficiência, através da minimização dos acidentes e doenças do trabalho e suas consequências.

Legislação

Conforme a Norma regulamentadora 6 a empresa é obrigada a oferecer os equipamentos gratuitamente e em perfeito estado de conservação e funcionamento. Os equipamentos devem ser utilizados com responsabilidade, usando-os somente para finalidade no qual foi produzida e que se destinam, sendo assim, os empregados devem se responsabilizar por conservação e guarda, e deve comunicar qualquer tipo de alteração que o torne impróprio. Ao empregador, deve se tornar a utilização do equipamento uso obrigatório, alem disso treinar o trabalhador sobre a maneira correta da utilização no exercício do trabalho.

Esses equipamentos só podem ser postos a venda utilizando CERTIFICADO DE APROVAÇÃO (CA) expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

1 - Equipamentos de proteção coletiva (EPC)

Com a finalidade de proteger os trabalhadores expostos a determinados risco ao realizarem determinadas tarefas ou atividades grupais, os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) tem a ação de proteger todos ao mesmo tempo, pois vai ser de uso de todos, logo mais estes equipamentos tem um papel essencial na segurança coletiva. São exemplos destes:

  1. - Avisos/Sinalizações

Tem a utilidade de comunicar o grupo, através de placas, cartazes e outros meios, sobre informações, ou alertas sobre algum tipo de perigo.                                               

[pic 1][pic 2]  [pic 3]               www.gruposinalix.com.br

  1. - Fitas Antiderrapantes

Auxiliam na prevenção de acidentes, sendo estas resistentes a água e ao tráfego intenso de pessoas, apresentando alta resistência e durabilidade.

[pic 4]                            [pic 5]                     

                            [pic 6] www.burgardt.com.br

  1. - Chuveiro e lava Olhos de emergência

Tem como finalidade a eliminação ou minimação de acidentes voltados à região dos olhos e/ou face e em qualquer parte do corpo, que tenha sido atingido por algum tipo material periculoso.

                                            [pic 7] academiamedica.com.br

1.4 - Sirene de alarme de incêndio

Sistema responsável em informar a todas as pessoas presentes em um determinado local que esteja ameaçado, sobre ocorrência de um incêndio ou principio de incêndio.

                                    [pic 8] academiamedica.com.br

2 - Equipamento de Proteção Individual (EPI)

São quaisquer meios ou dispositivos destinados a ser utilizados por uma pessoa contra possíveis riscos ameaçadores da sua saúde ou segurança durante o exercício de uma determinada atividade. Um equipamento de proteção individual pode ser constituído por vários meios ou dispositivos associados de forma a proteger o seu utilizador contra um ou vários riscos simultâneos. O uso deste tipo de equipamentos só deverá ser contemplado quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade. São exemplos de equipamentos de proteção individual:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (434.7 Kb)   docx (476.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com