TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ERROS E TRATAMENTOS DE DADOS EXPERIMENTAIS

Por:   •  23/1/2017  •  Relatório de pesquisa  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO COM ÊNFASE EM CONFECÇÃO         INDUSTRIAL

[pic 1][pic 2]

ERROS E TRATAMENTOS DE DADOS                  EXPERIMENTAIS

Acadêmicos:                                 RA:

Akio Simokomaki                             98717        

Carlos Eduardo Santos                   98743

Murilo Zussa                                  94213        

Antonio Benito Pandin Neto            98785

Prof. Paulo Cesar S. Pereira

MARINGÁ

2016


1 - INTRODUÇÃO:

        A execução de qualquer experimento no laboratório de química requer a utilização de equipamentos simples em sua maioria e com finalidades especificas. As medidas de volume aproximadas são efetuadas rotineiramente em provetas graduadas e de um modo mais grosseiro, em Becker em escala. Esses equipamentos rotineiramente utilizados no laboratório muitas vezes apresentam um erro muito grosseiro. As análises   volumétricas que utilizam os aparelhos proveta, pipeta, entre outros, necessitam  de uma atenção especial na hora de definir o menisco. A curva que se forma na superfície do líquido assume é o que chamamos de menisco. A medida correta é efetuada pela parte de baixo do mesmo.

2 - PROCEDIMENTO:

A) Queimador a gás:

        Utilizando o bico de Bunsen para criar uma chama. Primeiramente foi ligado o registro central de gás, de abrimos o registro que ligava o bico de bunsen a mesa, para a partir disso acendermos um fósforo e abrir o registro do bico bunsen para criar a chama. chama esta que sempre deve estar com coloração azul, para que não aja combustão   incompleta liberando monóxido de carbono (co) na atmosfera.

B) Instrumentação volumétrica:

        Nós utilizamos de materiais volumétricos como pipeta graduada e volumétrica), provetas,Becker, Erlenmeyer, buretas e balões volumétricos. A leitura desses instrumentos deve ser feita a partir de uma curva que tangencia a marcação do instrumento chamada menisco. Nesse experimento utilizamos um Becker e uma pipeta graduada. Primeiramente colocamos um pouco mais de 10 ml de água no Becker e com a pipeta graduada tentamos retirar 7 ml de água do Becker, a fim de aferir o menisco corretamente na pipeta graduada.

3 - RESULTADOS E DISCUSSÃO:


        Não tivemos grandes dificuldades em efetuar os dois experimentos. de certa forma o segundo experimento onde buscávamos aferir o menisco corretamente gerou diferentes medições entre os membros do grupo. 

4 - CONCLUSÃO

        Conclui-se então que as técnicas de medição de volumes trabalhadas nesta prática serviram para desenvolvimento de uma  prática laboratorial mais precisa e cuidadosa para medidas de volumes, e que a pratica com o bico de Bunsen ira ser utilizada como uma norma de segurança sempre que necessitarmos utilizá-lo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (152.8 Kb)   docx (85.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com