TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento estatístico de dados experimentais

Por:   •  27/9/2016  •  Ensaio  •  2.744 Palavras (11 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Departamento de Física e Química - ICEI

Graduação em Engenharia Química

Laboratório de Físico Química

Relatório de Físico Química

 “Tratamento estatístico de dados experimentais”

Prática 1

RESUMO

Os experimentos realizados em laboratórios se justificam à medida que esses tentam demonstrar de forma empírica teorias propostas para um determinado assunto. Entretanto na prática de atividades laboratoriais é necessário analisar os resultados obtidos de forma crítica, ou seja, determinando e expressando os resultados considerando-se qualquer erro ocorrido durante a realização desta. Para isso, utiliza-se ferramentas matemáticas, de modo a garantir maior precisão e informações sobre as incertezas dos experimentos realizados. Um dos métodos mais utilizados em laboratórios está relacionado à medidas. Métodos de medição, em geral, acarretam erros que vão desde o operador que realiza a medida até os instrumentos utilizados para se aferir valores. Sendo assim, a medida volumétrica encontra-se inserida nesse contexto. Para realizar esse procedimento, mediu-se  repetidas vezes volumes de água presentes em uma bureta e um tubo de vidro acoplados, afim de se analisar a precisão das medidas realizadas. Ao passo que as medidas foram lidas em vidrarias calibradas e uma régua graduada era esperado valores bastante precisos. Por meio de ferramentas estatísticas, as medidas aferidas foram analisadas e observou-se que os valores medidos são satisfatórios,

LISTA DE TABELAS

Tabela 1: Volume de água destilada escoada da bureta e altura da coluna de água no tubo….7

Tabela 2: Volume de água destilada escoada da bureta e altura da coluna de água no tubo….8

Tabela 3: Diâmetros internos do tubo de vidro medidos com paquímetro……………………8

LISTA DE FIGURAS

Figura 1: Montagem do experimento…………………………………………………………..6

Figura 2: Gráfico ……………………………………………………………………………..11

SUMÁRIO

1 Objetivo……………………………………………………………………………………..4

2 Introdução…………………………………………………………………………………..4

3 Parte Experimental…………………………………………………………………………5

3.1 Materiais…………………………………………………………………………………..5

3.2 Reagentes………………………………………………………………………………….6

3.3 Procedimento Experimental……………………………………………………………..6

3.3.1 Experimento 01…………………………………………………………………………6

3.3.2 Experimento 02…………………………………………………………………………7

4 Resultados e Discussão……………………………………………………………………..7

4.1 Experimento 01…………………………………………………………………………...7

4.2 Experimento 02…………………………………………………………………………...8

5 Conclusão…………………………………………………………………………………...8 Referências bibliográficas…………………………………………………………………....9

7 Anexos……………………………………………………………………………………...10

7.1 Apresentação dos dados e discussão…………………………………………………....10

1 OBJETIVO

Observar a dependência funcional entre altura e volume de um tubo de vidro de modo a ilustrar a teoria dos tratamentos de dados experimentais. Determinar o valor mais provável do diâmetro do tubo de vidro. Submeter os valores encontrados através do experimento a tratamentos estatísticos.

2 INTRODUÇÃO

A realização de experimentos laboratoriais busca, em geral, comprovar teorias de forma empírica. Para que isso seja realizado é necessário realizar diversos tratamentos com relação aos resultados obtidos. Afim de garantir valores ou informações coerentes e precisas.

        Do ponto de vista de experimentos relacionados a informações numéricas, ferramentas estatísticas são extremamente utilizadas para se expressar a certeza dos resultados. Adjacente a esta, utilizam-se técnicas como a repetição dos experimentos de modo a avaliar a aleatoriedade ou especificidade do experimento. O comportamento dos valores encontrados carregam consigo erros aleatórios, esses são produzidos devido às variações desconhecidas do experimento. Entretanto, ao tratar estatisticamente os valores conhecidos, pode-se obter informações importantes da característica das medidas encontradas.

        Como método bastante conhecido no meio científico, em especial em laboratórios em que se lecionam discplinas relacionadas com a Química, os experimentos sempre estão relacionados à medidas. A medida volumétrica, encontra-se como uma das mais realizadas, utilizando-se para isso vidrarias, na maioria da vezes calibradas, e outros instrumentos de medida como réguas, por exemplo.

        Ao se aferir medidas volumétricas é importante que se leve em conta o fato de que erros podem estar associados aos valores encontrados. Desde o operador que realiza a medida, caso esta seja feita por uma pessoa, até o instrumento utilizado para medição, existe a possibilidade de erros estarem associados. Por exemplo, cada operador possui um referencial visual de medida, sendo necessário o uso de somente uma pessoa para aferi-la, de modo a diminuir o erro associado à leitura da medida. A realização do experimento mais de uma vez, demonstra ser uma técnica muito eficaz no sentido de que aliada a cálculos estatísticos proporciona resultados satisfatórios, diminuindo-se possíveis erros do experimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (519.2 Kb)   docx (525.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com