TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTATÍSTICAS SOBRE CHOQUES ELÉTRICOS NO BRASIL E SUAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO

Por:   •  30/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE UNI-ARAGUAIA CENTRO UNIVERSITARIO

ENGENHARIA CIVIL

MARCUS VINICIUS DAMBROS

ESTATÍSTICAS SOBRE CHOQUES ELÉTRICOS NO BRASIL E SUAS MEDIDAS DE PROTEÇÃO

Goiânia-GO

2021

SUMARIO

1 INTRODUÇAO ................................................................................................ 3

2 METODOLOGIA...............................................................................................4

5 RESULTADOS E DICUSSOES .......................................................................5

6 CONCLUSAO ..................................................................................................6

7 REFERENCIAL TEORICO ..............................................................................7

  1. INTRODUÇAO

Com o avanço tecnológico, cada dia mais se é necessário a eletricidade sendo assim vital para humanidade, sua utilização seja residencial, industrial ou comercial é fundamental. A eletricidade alinhada com a tecnologia facilita a organização da sociedade como um todo. Sua importância e utilização é tão inquestionável quanto os riscos gerados pela eletricidade.

O trabalho deverá contemplar as estatísticas sobre choques elétricos no Brasil, quais os fatores que influenciam na gravidade do choque elétrico, as medidas de proteção contra choques elétricos e a descrição detalhada de pelo menos uma delas.
Deverão ainda, analisar as estatísticas e identificar qual a maior causa de acidentes elétricos em residências e como esses acidentes poderiam ser evitados.
O trabalho deverá ser desenvolvido em conformidade com a NBR 14724:2002 e demais normas pertinentes (seguem anexas todas as normas necessárias).

,  

 

  1. METODOLOGIA

A para a pesquisa realizada pela ABRACOPEL juntamente com a PROCOBRE por profissionais eletricistas, técnicos, engenheiros e estudantes.  Foi realizado um levantamento estatístico em residências com participação de 1100 residências abrangendo 24 estados sendo que 999 residências foram verificadas gerando uma alta confiança na pesquisa. Deve-se destacar houve uma grande distribuição demográfica sendo 53% da amostra localizada em região metropolitana, 47%, cidades interioranas dos estados(“Estatísticas – Abracopel”, 2021).

[pic 2]

Figura 1-Fonte(“Estatísticas – Abracopel”, 2021)

Para geração dos dados a serem avaliados foram utilizados a configuração de idade dos imóveis, subdivisão entre casas e apartamentos além da área dos imóveis(“Estatísticas – Abracopel”, 2021). Nesta resenha será incluído ainda nos resultados os dados obtidos no trabalho realizado pelo autor em um levantamento interno de sua residência.

5.RESULTADOS E DISCUSSOES

Os principais resultados obtidos pela ABRACOPEL/PROCOBRE em 2016 foram que havia uma grande ausência de projetos elétricos residenciais, onde uma grande parcela havia sido elaborada por eletricistas. A falta de equipamentos de proteção residenciais são destaque na pesquisa sendo que apenas 21% possuem diferencial residual (DR) instalados. Ausência do fio terra em instalações, grande volume de uso de benjamins e extensões, e um baixo índice de reformas nas instalações elétricas(“Estatísticas – Abracopel”, 2021).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (191.5 Kb)   docx (99.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com