TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CHOQUE DE REALIDADE - AS CINCO DISCIPLINAS DE SENGE NO SISTÊMA POLÍTICO DO BRASIL

Por:   •  29/9/2015  •  Resenha  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

CHOQUE DE REALIDADE - AS CINCO DISCIPLINAS DE SENGE

NO SISTÊMA POLÍTICO DO BRASIL  

ACADÊMICA: ESTELA CRISTINA DUFLOTH GUTSCHOW

1- DOMÍNIO PESSOAL:          

        

        Percebe-se, diante dos caminhos escolhidos pelo governo do Brasil, que há uma grande defasagem de competências específicas em indivíduos que atuam nos processos de tomada de decisão. Além destes, não há, dentro dos planejamentos governamentais, projetos que envolvem a troca de experiências e conhecimentos, afim de desenvolver ou aprimorar as competências destes membros. O texto apresenta que os desafios políticos do país continuam aumentando e pesam cada vez mais sobre a capacidade e a vontade do governo de submeter ao congresso um orçamento consistente com a correção da política, corroborando que a falta  de competência acarreta na atual situação do país.

2 – MODELOS MENTAIS:

        De acordo com a matéria, um dos fatores que acarretaram a quebra econômica do país se dá pelos anos de uma política populista e suicida, que desorganizou as finanças públicas, desestabilizou a inflação, derrubou o ritmo de crescimento e arruinou a confiança. Mesmo com as advertências e alertas dos principais economistas, a presidente Dilma decidiu pagar para ver e desafiou as leis mais básicas de uma economia moderna. Neste contexto, se métodos apontados por Senge, como a coluna da esquerda e a indagação recíproca fossem utilizadas antes da tomada de decisão, tornando o pensamento tácito em explícito e sujeitos a análise de outras pessoas, certamente outros caminhos seriam seguidos.  

3 – VISÃO COMPARTILHADA:

        Neste quesito, evidencia-se o antagonismo de opiniões que ocorre entre as plataformas do governo. De acordo com a publicação, o governo, através do Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, objetiva acelerar o processo de enxugamento da máquina pública; entretanto, há vozes importantes contrárias ao caminho proposto por Levy, dentre eles o Ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante e do Planejamento Nelson Barbosa. Com objetivos muito diferentes, o comprometimento deixa de ser coletivo, tornando-se uma busca de vantagens pessoais. A falta da visão compartilhada no sistema político do país corrobora o caminho da falência nacional.

4 – APRENDIZAGEM EM EQUIPE

        Há dois pontos da matéria que podem ser destacados nesta disciplina. O primeiro consiste em falta de participação de governos e da população nos processos de tomada de decisão. Quanto ao governo, é uma condição originada pela falta de visão compartilhada, afinal, como gerar resultados efetivos com visões e objetivos antagônicos?  Já quanto a população, há o equilíbrio de culpa entre governo e estes, levando-se em consideração a falta de interesse do povo sobre os aspectos políticos do país bem como a falta de projetos, campanhas e conscientização da importância deste no levantamento de possíveis soluções aos problemas econômicos do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (192.8 Kb)   docx (126 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com