TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAÇÕES COM COBERTURAS METÁLICAS

Por:   •  6/6/2018  •  Exam  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

09. COBERTURA DA ESTAÇÃO KING´S CROSS

King's Cross é uma estação na cidade Camden em Londres, no Reino Unido,  iniciado o trabalho do projeto em 1998 e estabelecido o plano diretor para o desenvolvimento em 2005 e finalizada em 2009.

A principal obra arquitetônica da estação é a sua nova entrada, construída em vidro e aço sob a forma de grade curvada na cor branca e desenhada pela John McAslan & Partners. Mas A estação foi originalmente desenhada pelo arquiteto Lewis Cubbit e executada pelo engenheiro Arup.

Os materiais utilizados foram metal e colunas de aço em forma de árvore que são irradiadas de um expressivo e pontudo funil central. Através destes elementos empregados, o saguão de 7500 m² se tornou o maior vão livre estrutural dentre as estações na Europa

Esta obra arquitetônica transforma as instalações dos passageiros e torna saliente as ligações entre o Subterrâneo de Londres, os ônibus, táxis e conexões de trem a St. Pancras. Também agirá como uma extensão para King’s Cross Square, uma nova praça, que será transformada, entre a fachada sul da estação e a Euston Road;

A ambição do projeto arquitetônico é dirigir significativamente a melhoria urbana nessa parte da cidade, pretendendo também permitir à estação lidar com o crescente número de passageiros, ao qual foi próximo de 50 milhões no ano de 2012 para os jogos olímpicos.

[pic 1]

10. GARE DO ORIENTE

A Gare do Oriente, também conhecida como Gare Intermodal de Lisboa (GIL) ou Estação Ferroviária da cidade de Lisboa - Oriente, é uma das estações ferroviárias e rodoviárias mais importantes de Lisboa, em Portugal.

 A estação foi projetada pelo conceituado arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava em 1995 e inaugurada em 1998.

Sua estrutura, inspirada na forma das árvores, é feita por chapas e tubos de aço que a partir de uma pilar central se ramificam. As inúmeras “árvores de ferro” conectam-se umas às outras formando uma imensa malha tridimensional.

Os pilares, os arcos e as lajes são de concreto com uma volumetria simples e neutra. Por cima dos pavimentos em concreto repousam estruturas em aço soldados e com cordões selantes de neopreno hidrófilo.

A intenção fundamental era a criação de uma nova estação central para a capital que fosse também um interface multifuncional. Para além de responder à necessidade imediata de obter um fácil aceso dos visitantes à exposição, deveria constituir no futuro um dos pontos fundamentais da rede de transportes coletivos da área metropolitana.

A inauguração foi no âmbito da Exposição Mundial de 1998, ao qual era considerada, na altura da sua entrada em serviço, a maior estação intermodal em território nacional. A estrutura recebeu o Prémio Brunel em 1998, na categoria de estações grandes construídas de origem.

[pic 2]

11. COBERTURA DO AEROPORTO DE BARAJAS

Localizado no nordeste do centro de Madri em Espanha. O seu projeto foi escolhida a proposta apresentada pela equipe constituída por quatro empresas, teve o início no ano de 1997 e inaugurada em 2005.

A cobertura foi projetado pelos arquitetos Antonio Lamela e Richard Rogers, ganhador do Prêmio Stirling de 2006, e pelo engenheiros Carillion, da TPS Engineers, (vencedores dos Prémios IStructE de Estruturas Comerciais de 2006). Ambos os prêmios é referente a este projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (442.9 Kb)   docx (385 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com