TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTES LABORATÓRIOS MORPOSFUNCIONAIS

Tese: ESTES LABORATÓRIOS MORPOSFUNCIONAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Tese  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

ETIVOS DO LABORATÓRIO MORFOFUNCIONAL

1. Após a leitura de livros texto de genética, biologia celular e histologia, responder aos objetivos a seguir:

a) Identificar, caracterizar e diferenciar eucromatina e heterocromatina; no período interfásico a cromatina pode ser distinta em eucromatina, na sua forma descondensada, correspondendo a regiões em transcrição ativa, e heterocromatina, com regiões do material genético que não estão envolvidas na transcrição, podendo mostrar-se bastante densa nas colorações ao microscópio de luz ou mesmo ao microscópio eletrônico. A heterocromatina tem localização variável, podendo se mostrar dispersa, em grumos, sendo denominada CAN, quando associada ao nucléolo e, freqüentemente, se dispõem em delgada camada associada à lâmina nuclear, na superfície carioplasmática da carioteca interna. Sua coloração define o limite nuclear ao microscópio de luz. A heterocromatina ainda pode ser classificada em constitutiva, que corresponde a seqüências altamente repetitivas do DNA, e mostra-se presente em todas as células do indivíduo, e a facultativa, como a que se mostra condensada em diferentes regiões do genoma em cada tipo celular do indivíduo ou mesmo em diferentes momentos. Um exemplo de heterocromatina facultativa é a cromatina sexual ou corpúsculo de Barr, definida com um dos cromossomos X inativo na mulher, mas que alterna sua condensação entre as duas moléculas, em distintos momentos da vida do indivíduo.

b) Identificar e caracterizar a cromatina associada ao nucléolo; heterocromatina

c) Definir o que significa a cromatina sexual; Cromatina sexual, também chamado de corpúsculo de Barr, é o nome dado ao cromossomo X inativo e condensado.

d) Caracterizar morfologicamente a cromatina sexual. Caracteriza por ser o cromossomo X inativo e condensado

2. Com o auxílio de livros de embriologia, elucidar o objetivo abaixo:

a) Identificar e caracterizar morfologicamente o período embrionário a partir do qual se torna possível a identificação sexual;

1. Auxiliando-se em livros textos de genética e após a análise da imagem abaixo (fotomicrografias), responder:

a) É possível determinarmos o sexo genético em questão? Justifique.

b) Identificar as regiões teloméricas dos cromossomos em análise na imagem. As regiões teloméricas estão representadas pelas regiões de cor azul-laranja(regial terminal dos cromossomos.)

...

Baixar como  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »