TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DO MECANISMO DE ISOMERIZAÇÃO DO ÁCIDO MALÊICO PARA ÁCIDO FUMÁRICO

Artigo: ESTUDO DO MECANISMO DE ISOMERIZAÇÃO DO ÁCIDO MALÊICO PARA ÁCIDO FUMÁRICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DO MECANISMO DE ISOMERIZAÇÃO DO ÁCIDO MALÊICO PARA ÁCIDO FUMÁRICO

OBJETIVOS

Através de experimentos simples, nos quais o ácido malêico é tratado com vários reagentes, pode ser obtida informação que permitam deduzir um mecanismo de isomerização de uma ligação dupla “C=C”.

LEITURA RECOMENDADA

Informações gerais sobre a isomerização E-Z de alcenos.

- Meek, J. S. – Journal Chemical Education, 1975, 52, 541.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Rotule cinco tubos de ensaio (13 mm X 100 mm ou maior) e, segundo a tabela abaixo coloque, em cada um deles a quantidade apropriada de ácido carboxílico, cloreto de amônio e solvente aquoso.

Tubo Massa de ácido carboxílico

(g) Massa de NH4Cl

(g) Solvente

1 Malêico (1) 0 2:1 HCl

2 Malêico (1) 0 2:1 H2SO4

3 Malêico (1) 1 H2O

4 Malêico (1) 1 2:1 H2SO4

5 Málico (1) 0 2:1 HCl

Enquanto a água, contida em um aquecedor tipo “banho-maria”, está sendo aquecida, prepare as soluções de ácido clorídrico e de ácido sulfúrico, que serão utilizadas como solventes, vertendo vagarosamente e sob agitação dois volumes de ácido concentrado e um volume de água. A solução diluída de ácido sulfúrico e de ácido clorídrico deverão ser resfriadas à temperatura ambiente antes da reação. Adicionar lentamente os solventes nos respectivos tubos de ensaio.

NOTA: No tubo de ensaio “4” poderá haver a formação de espuma (evolução de HCl). O solvente deve ser adicionado cuidadosamente na capela.

Coloque os tubos de ensaio no banho de água quente (em ebulição suave) e agite-os até conseguir a plena dissolução dos sólidos. Novamente tome cuidado com o tubo “4”, pois durante o aquecimento poderá haver formação de espuma. Aqueça os tubos em banho de água quente durante 15 minutos e registre suas observações. Ao final deste período, retire os tubos e deixe-os resfriar à temperatura ambiente.

Se algum sólido estiver presente, em qualquer tubo, separe-o por filtração simples. Os tubos que contém ácido sulfúrico devem ser filtrados em funil de vidro sinterizado (na falta deste, lave o produto filtrado com bastante água). Lave os sólidos com água até a remoção completa do ácido e seque-os em estufa mantida a 60ºC ou a vácuo. Determine a massa do resíduo seco e o seu ponto de fusão.

INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS

Identifique qualquer sólido que tenha sido produzido, comparando com os pontos de fusão dos compostos constantes da tabela abaixo.

Composto Ponto de Fusão (ºC)

Ácido l-málico 100

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com