TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPERIMENTO 0: MEDIDAS DE MASSA E VOLUME; CALIBRAÇÃO E ERRO

Por:   •  4/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.677 Palavras (11 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA

EXPERIMENTO 1: MEDIDAS DE MASSA E VOLUME; CALIBRAÇÃO E ERRO

Bruno Santos de Aguiar

202033940006

Kariny Sousa da Silva

202033940001

Leilane de Jesus dos Anjos

202033940025

Leonardo Franca da Cruz

202033940010

Raissa Stephany Teixeira Paiva

202033940003

Faculdade de Engenharia Elétrica Turma de 2020 Professora: Josenaide Pereira do Nascimento Experimento realizado em: 05/07/2021 Entregue em: 19/07/2021

TUCURUÍ 2021

RESUMO

Esse relatório é referente à primeira aula de procedimentos práticos, que tem como objetivos informar os alunos os possíveis perigos no laboratório, esse relacionados ao manuseio das vidrarias, identificar e calibrar as mesmas; calcular a variação das medidas de massas e volumes, e identificar o erro na calibragem. Analisando a exatidão das vidrarias, sendo que possui uma grande importância, visto que contribuíram para esclarecer os conceitos de exatidão e precisão relacionados ao resultado final de cada procedimento.

Palavra-chave: perigos no laboratório, manuseio das vidrarias e calibragem de vidrarias.

  1. INTRODUÇÃO

Para se alcançar resultados confiáveis de um experimento em laboratório o manuseio correto dos equipamentos a serem utilizados é primordial. Logo, o procedimento de calibração de vidrarias graduadas e volumétricas como pipetas, balões volumétricos, provetas entre outras existentes em um laboratório, possui um papel fundamental para a realização de qualquer experimento (ROHDEN; FERRARI,2011).

Segundo Padilha et al (2004, p.01) o procedimento de calibração em vidrarias tem por finalidade saber a diferença entre o volume padrão apresentado e o volume encontrado através de cálculos e equipamentos de medição, com o intuito de saber o limite de erro de uma vidraria e obter assim uma melhor precisão nos resultados do experimento realizado.

Estar em um ambiente organizado, ter conhecimento e controle da temperatura no laboratório, ajustar de maneira correta a balança analítica ou semi-analítica que estar sendo utilizada além de manter o menisco a altura dos olhos ao realiza a medição e usar luvas no manuseio de vidrarias, são alguns dos requisitos mais básicos de se fazer ao realizar a calibração de qualquer tipo de vidraria presente em laboratório evitando assim qualquer erro de pesagem (ROHDEN; FERRARI,2011).

  1. Objetivos

  • Identificar, manusear, realizar medidas básicas de massa e volume e calibrar algumas vidrarias do laboratório.
  • Estimar o erro associado a algumas vidrarias utilizadas no laboratório.
  1. PARTE EXPERIMENTAL – PROCEDIMETOS

Para a realização do experimento utilizou-se de uma pipeta graduada com duas faixas na parte superior e uma volumétrica com uma faixa na parte superior, ambas de 5 ml, um frasco de 50 ml com tampa, um balão volumétrico de 100 ml, uma proveta de 50 ml além da utilização de uma balança analítica, um recipiente com água destilada, termômetro e um pipetador de três vias (“pera de sucção”). O experimento foi divido em três etapas:

  1. Calibração de uma Pipeta Graduada e Volumétrica

Inicialmente foi realizado a calibração de uma pipeta graduada de 5 ml que apresentava em sua parte superior duas faixas, com o auxílio de um pipetador foi feito a sucção de todo o ar presente dentro da pipeta, após isso foi realizado a sucção da água destilada para dentro da pipeta, ao realizar esse procedimento foi mantido o menisco a altura dos olhos para evitar qualquer erro de medição.

Utilizando uma balança analítica já calibrada, foi colocado no prato da balança de forma centralizada um frasco com tampa, que será usada como um pesa filtro, com todas as portas da balança devidamente fechadas é realizado o procedimento de tara onde é descontada o valor da massa do frasco. Em seguida ainda com o auxilio da pera e com o frasco aberto dentro da balança, tendo já sido desconsiderado o valor de sua massa, o liquido presente dentro da pipeta foi escoado completamente para dentro do frasco, após esse procedimento o frasco foi fechado e com as portas da balança também devidamente fechadas foi realizada a pesagem da massa do líquido de 5 ml, obtendo como resultado 5,050g.

Como esse experimento consiste em fazer a calibração das vidrarias apresentadas anteriormente, foi necessário fazer o experimento em triplicata utilizando 5 ml de água destilada nas três aplicações, como resultado obteve-se além dos 5,050g citados anteriormente 5,083 g e 5,112 g.

O mesmo procedimento foi aplicado a pipeta volumétrica de 5 ml, mas devido ela apresentar uma única faixa na parte superior ao fazer o escoamento do liquido para dentro do frasco foi deixado uma gota do material na ponta da pipeta, ao realizar a pesagem obteve-se 5,040 g, 5,003 g e 5,035g de massa para o volume de 5 ml nas três aplicações.

Após realizada a medição de massa de água destilada, foi feito a verificação de temperatura do liquido, com a ajuda de um termômetro obteve-se como resultado de temperatura 25º C e

com o auxílio da tabela de valores da água em diferentes temperaturas foi possível descobrir que a densidade da água equivalia a 0,997044 g/𝑐𝑚3.

  • Pipeta graduada

A partir dessas amostras como visto anteriormente obteve-se a massa, a temperatura e a densidade da água; com esses valores é possível calcular se primeiramente o volume dessas amostras como é exposto a seguir. O volume é calculado pela divisão da massa de cada amostra, pela a densidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (200.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com