TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procedimentos para o uso de produtos de vidro com medidas de volume precisas e utilizou um teste de chama para obter cores diferentes em seus experimentos

Artigo: Procedimentos para o uso de produtos de vidro com medidas de volume precisas e utilizou um teste de chama para obter cores diferentes em seus experimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Artigo  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 4

As vidrarias de laboratório ,são em sua maioria instrumentos de vidro de cristal ou temperado, são usados para que suas medidas sejam precisas e o recipiente não reaja com a substância contida nele, entretanto elas devem ser tratadas com o maior cuidado possível. Nesse trabalho usaremos o erlenmeyer, a pipeta, o bequer, a piceta, a bureta, a proveta, a placa de petre, a capela e o autoclave.

O teste da chama é um procedimento utilizado em química para detectar a presença de alguns íons metálicos baseado no aspectro de emissão característico para cada elemento.O teste envolve a introdução da amostra em uma chama e a observação da cor resultante,nele utilizaremos o bico de basen,bastão de vidro,cloreto de cálcio,sulfato de cobre,cloreto de potássio e o cloreto de sódio.

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi feito de acordo com os procedimentos de como devem ser utilizados as vidrarias de medições de volumes precisos e utilizado o teste da chama para se obter diferentes cores em seus experimentos.Obteve-se o conhecimento de laboratório e seus materiais sabendo analizar e utilizar cada um deles com mais precisão.

Nele temos como objetivo identificar os elementos químicos presentes nos sais das amostras e utilozar técnicas de analise por via seca e via úmida para identificar os reagentes.

MATERIAIS E METODOS

Materiais utilizados:Erlenmeyer(serve para aquecer líquidos, em titulações e reações químicas);Pipeta(serve para transferir pequenos volumes de líquidos);Bequer(serve para dissolver substâncias, aquecer líquidos);Piceta(serve para prender objetos aquecidos);Bureta(usado no processo de titulação);Proveta(utilizada para medir e transferir líquidos);Funil de vidro(utilizado na filtração para retenção de partículas sólidos de sistemas heterogênios;Balão de destilação(serve para abrigar soluções que serão submetidas ao processo de destilação.

Foi colocado no erlenmeyer 200ml de água,logo em seguida foi retirado dele 2 ml com a pipeta e colocado no bequer.Pegou-se a piceta e colocou-se 80 ml dele no bequer e depois transferiu-se para a bureta,logo depois colocou-se o erlenmeyer no suporte embaixo da bureta,zero-a em seguida transferiu-se 3 ml para o erlenmeyer.Pegou-se uma proveta com 30 ml de água logo em seguida pegou-se o funil de vidro colocou no balão de destilação e jogou o luquido da proveta no balão de destilação,depois pegou-se a puceta e jogou-se no balão de destilação ate atingir 100ml.

Materiais usados no teste da chama:Bico de busen(queimador de gás utilizado como fonte de aquecimento no laboratório),Bastão de vidro,cloreto de cálcio,sulfato de cobre,cloreto de potássio e cloreto de sódio.foi calculando 150 cálcio.

Foi umedecido um bastão de vidro e colocado os seguintes ácidos um por vez e colocado aquecido-se o fio metálico na parte superior da chama do bico busen com auxilio da pinça,observando-se a coloração de cada chama.podemos observar q com essa pratica houve diversas colorações,devido a propriedade de diversos ions que seus elétrons desenvolvem a energia absorvida na chama da luz visível,cujo o comprimento de onda corresponde a uma determinada cor,conforme mostra a seguir:

#cloreto de cálcio:alaranjado

#cloreto de potássio:amarelo alaranjado

#cloreto de sódio:amarelo alaranjado

#cloreto de cobre:verde

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Conforme os resultados e discussões obtidos na prática Teste de Chama, conclui-se que nesta técnica cada sal possui uma coloração característica, devido à disposição dos elétrons nas camadas de energia. E quando um sal recebe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com