TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ed's 7° Semestre Engenharia Civil UNIP

Por:   •  1/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  2.003 Visualizações

Página 1 de 6

ED’s 7º Semestre – Estruturas de Concreto Armado

1) A afirmativa está correta, pois o concreto armado apresenta boa resistência à maioria dos tipos de solicitações, desde que seja feito um correto dimensionamento e um adequado detalhamento das armaduras.Uma vez que o mesmo possui grandes dimensões e um peso especifico alto (devido aos componentes), seu peso próprio é realmente elevado assim como suas dimensões. Alternativa A.

2)A alternativa se refere ao arranjo estrutural, que pode ser definido pela forma como são escolhidos os elementos estruturais e como são unidos entre si e o solo, buscando sempre a economia, as facilidades construtivas e eficiência. Alternativa D.

3)O concreto precisa ter uma boa homogeneidade para chegar a resistência solicitada. Alternativa C.

4 ) A curva de Gauss,propriamente dita não é um ensaio cujo obtém-se o índice de tração de um devido material ou corpo de prova,porém é utilizada como método estatístico por evidenciar  parâmetros como a média e o desvio padrão. Alternativa B.

5) De acordo com a NBR 7480 (1996),os fios de aço tem diâmetro inferior a 10mm. Alternativa A.

6)A afirmativa está correta, pois o cálculo estrutural deve acima de tudo garantir que a estrutura seja segura, tanto aos trabalhadores durante sua construção, quanto aos futuros usuários da instalação. Além é claro, de proporcionar uma boa vida útil à estrutura e evitar possíveis problemas.Alternativa B.

7)Denomina-se ação a todo agente capaz de produzir estados de tensão ou deformação em uma estrutura qualquer. Alternativa A.

8) A afirmativa está correta,no sistema MKS a unidade de força é o Kgf em função da aceleração da gravidade (9,8 m/s²) e no S.I. a unidade de força é o Newton (N) em função da aceleração de 1m/s².Alternativa A.

9) Conforme  a  2ª Lei de Newton: F = M x A,temos os dados fornecidos pelo exercício (massa=1Kg e aceleração= 9,8m/s²),substituindo na formula temos que F=9,8N,portanto a resposta correta corresponde a letra “E”. Alternativa E.

10)  Todas as afirmativas refere-se as desvantagens do concreto, que possui peso próprio elevado devido aos elementos que o compõe, possui como característica a baixa resistência  a tração, causadas pela retração do mesmo devido as condições ambientais e de utilização, movimentação térmica e outros. Possui prazos determinados em normas para retirada de formas e escoramentos, o que torna os processos convencionais lentos. Requer revisão do projeto estrutural em decorrência das dificuldades em adaptações posteriores, e muitas vezes exige o reforço estrutural, elevando os custos da obra. Por fim, o concreto está sujeito as condições climáticas e deve obedecer as NBRs que determina a camada de cobrimento necessária para proteção das armaduras. Alternativa D.

11) O engenheiro pode considerar o concreto aprovado quando 190 corpos de prova derem o resultado mínimo solicitado. Caso apresente de 5% de corpos de prova com resistência baixa o concreto deve ser recusado. Alternativa C.

12) A afirmativa em evidencia refere-se as vigas que são elementos lineares em que a flexão é preponderante, são normalmente retas e horizontais, destinadas a receber ações das lajes, de outras vigas, de paredes de alvenaria e afins,transferindo esta carga para os pilares e consequentemente para a fundação. As ações são geralmente perpendiculares ao seu eixo longitudinal, podendo ser concentradas ou distribuídas. Alternativa C.

13) Exceto os arcos; elementos lineares curvos em que as forças normais de compressão são preponderantes, agindo ou não simultaneamente com esforços solicitantes de flexão, cujas ações estão contidas em seu plano. Alternativa E.

14)A alternativa refere-se a cascas, que é o nome dado as estruturas, não planas, de superfícies delgadas, que recebem cargas distribuídas e reagem através dos esforços de tração e compressão.Alternativa C.

15)De acordo com o que foi aprendido nas aulas de Estruturas de Concreto Armado, para reduzir a espessura de uma laje cujo está suportando uma carga distribuída em superfície podemos locar uma viga intermediaria para não correr o risco de abalar a laje.Alternativa C.

16 ) A estrutura primária garante a resistência global da construção,composta usualmente por pilares devidamente projetados para suportar a carga da laje e da viga ,transmitindo para a fundação. Alternativa C.

17) Todas as alternativas estão corretas ,seguindo de acordo com o livro:” Estrutura de Concreto Armado“ de João Carlos Teatini de Souza Clímaco embasado também na NBR6118:2003. Alternativa D.

18)De acordo com a NBR 6118, a ordem correta é: Estados limites últimos / Estados limites de serviço, pois é descrito no subitem 3.2.1 da norma, que “Estado limite último está relacionado ao colapso, ou a qualquer forma de ruína estrutural, que determine a paralização do uso da estrutura”, daí a necessidade de se prefixar uma margem de segurança e o subitem 10.4 define os estados limites de serviço como sendo: “aqueles relacionados a durabilidade das estruturas, aparência, conforto do usuário e à boa utilização funcional das mesmas, seja em relação aos usuários, seja em relação às máquinas e aos equipamentos utilizados”. Alternativa A.

19) Segundo a NBR 6118 o Método Probabilístico de Estados Limites se justifica pela impossibilidade de dar tratamento estatístico a todas as grandezas para a segurança da estrutura. Alternativa B.

20 ) A afirmativa refere-se a Solicitação.Uma vez que Ação pode ser definida como:“Qualquer influência ou conjunto de influências (permanentes, variáveis ou acidentais, excepcionais e deslocamentos ou deformações impostas) capaz de produzir estados de tensão na estrutura.” Alternativa B.

21) Todas as alternativas estão corretas ,umas vez que flexão pura é quando se considera apenas o momento fletor, sujeito a tensões normais. Flexão simples é a atuação conjunta do momento fletor e da força cortante. E a Flexão composta ocorre quando atuam conjuntamente o momento fletor e a força normal. Alternativa D.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com