TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elaboração de um Mapa de Riscos de um laboratório de Bioengenharia

Por:   •  26/11/2016  •  Seminário  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO

ELABORAÇÃO DE UM MAPA DE RISCO DE UM LABORATÓRIO DE BIOENGENHARIA

Disciplina: Segurança Industrial

Docente: Maria Bernadete F. Vieira de Melo

Discentes: Carla Sobreira G. de Lira – Matrícula: 11218696

                  Ingrid Gabriela B. de Lima – Matrícula: 11311613

                  Pedro Henrique de Oliveira - Matrícula: 11228795

João Pessoa – PB

Novembro de 2016

1. INTRODUÇÃO

O mapa de risco é um instrumento de prevenção e orientação a cerca dos riscos existentes, que deve ser elaborado para ambientes onde o profissional seja exposto a algum tipo de risco ergonômico. Ele é utilizado como forma de prevenção de acidentes e orientação dos riscos existentes, além de facilitar a interpretação utilizando linguagem visual com o mínimo de informação técnica. O mapa de risco deve ser afixado em um local de fácil visualização, contendo informações relativas aos riscos oriundos de diversos elementos do processo de trabalho, como reagentes, equipamentos e procedimentos.

Sua elaboração é feita por um profissional capacitado como, por exemplo, um técnico em segurança do trabalho ou ainda um profissional qualificado responsável pelo local avaliado. Ele é moldado, inicialmente, observando os riscos que o profissional está sujeito durante o exercício de suas atividades laborais, atividades estas que podem afetar o bem estar físico e psíquico do individuo.

De acordo com a Norma Regulamentadora – NR4 (SESMT- Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), laboratórios de química se encaixam no perfil do disposto, pois são ambientes considerados insalubres e perigosos, nos quais os profissionais estão em contato direto com reagentes químicos e equipamentos (fontes de calor e eletricidade), que podem representar riscos à saúde do mesmo.

 

Deste modo, este trabalho descreve o procedimento para elaboração de um mapa de risco de um Laboratório de Experimentação em Química, detectando os riscos existentes bem como suas intensidades, a sistemática adequada exigida pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), sancionada através da Norma Regulamentadora – NR5.

O Objetivo geral do estudo foi elaborar um mapa de riscos do Laboratório de Bioengenharia, da Universidade Federal da Paraíba, com o intuito de apontar e especificar os tipos de riscos e suas localizações no laboratório.

Os objetivos Específicos foram: Distinguir o grau de gravidade de cada segmento onde ficam os produtos e equipamentos; Verificar e aplicar a simbologia das cores de acordo com o tipo de risco que o local representa, podendo este ser biológico, químico, físico, entre outros; E por fim elaborar o Mapa de riscos do Laboratório.

2. PANORÂMICA SOBRE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO

A prevenção de riscos à saúde relaciona-se ao uso por parte dos profissionais de equipamentos de proteção individual e coletiva nas áreas insalubres e de periculosidade química laboratorial, além de ser uma questão ergonômica. Sabe-se que é de fundamental relevância para o profissional de laboratório químico exercer, em suma, os critérios de higiene, de segurança e de saúde ocupacional, poisos fatores de contaminação são inúmeros e simples atos de displicência, como por exemplo, a não utilização de mapa de risco podem aumentar as chances de ocorrência de acidentes de trabalho. Em decorrência disto existem leis para assegurar e prevenir o profissional que atua em laboratório.

É o caso da Lei nº 24/94 – PCMSO (Programa de Controle de Medicina e Saúde Ocupacional); Norma regulamentadora 4 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT); Norma Regulamentadora 23 – Prevenção e Combate a Incêndio e outras. As normas abaixo apresentadas estão relacionadas à saúde ocupacional, visando sempre à prática da atividade de modo seguro, tendo por objetivo proporcionar o bem-estar do profissional.

  • Norma Regulamentadora – NR4 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho: Grupo formado por profissionais da Segurança e da Medicina do Trabalho que atuam nas empresas com a finalidade de aplicar os conhecimentos de modo a reduzir até eliminar os riscos existentes no ambiente de trabalho à saúde do trabalhador.

  • Norma Regulamentadora – NR5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes: Tem por objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo que torne compatível permanentemente o trabalho com a prevenção da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
  • Norma Regulamentadora – NR6 – Equipamento de Proteção Individual: É considerado como todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
  • Norma Regulamentadora – NR7 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional: Tem como objetivo promover e preservar a saúde dos trabalhadores e deve ser elaborado e implementado pela empresa ou pelo estabelecimento a partir do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT).
  • Norma Regulamentadora – NR9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais: Sua finalidade é a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio de antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
  • Norma Regulamentadora – NR 17 – Ergonomia: Essa norma visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, para proporcionar o máximo conforto, segurança e desempenho eficiente.
  • Norma Regulamentadora – NR19 – Explosivos: Essa trata do depósito, manuseio e armazenagem de explosivos.
  • Norma Regulamentadora – NR20 – Líquidos Combustíveis Inflamáveis: Possui como objetivo estabelecer critérios para armazenamento, entre outros, dos líquidos combustíveis e inflamáveis.
  • Norma Regulamentadora – NR23 – Proteção Contra Incêndio: Trata de normas que as empresas deverão seguir para o bem coletivo, uma delas é caracterizada como saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço.
  • Norma Regulamentadora – NR26 – Sinalização de Segurança: O objetivo é fixar as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para prevenção de acidentes, identificando os equipamentos de segurança, delimitando áreas, identificando as canalizações empregadas nas indústrias para condução de líquidos e gases e advertindo contra riscos.

O mapa de riscos é composto de círculos de variados tamanhos e cores diferentes que identificam os locais e os fatores de riscos associados à situações de risco em função da presença de agentes físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. A seguir está a Tabela 1 apresenta os tipos de riscos e a cor associada a cada um, respectivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (717.6 Kb)   docx (572.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com