TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elemento De Maquinas

Casos: Elemento De Maquinas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 3

Instalações Elétricas Residenciais

Introdução:

Conjuntos de fenômenos físicos associados a cargas elétricas, estáticas ou em movimento. Podemos constatar seus efeitos observando diversos acontecimentos e fenômenos, como luz, calor, movimento, relâmpagos, imagem, informática, som, etc.

Corrente Elétrica (A):

Corrente elétrica é o movimento ordenado dos elétrons livres através de um condutor. Sua unidade de medida é o Ampère, representada pela letra (A).

Tensão Elétrica (V):

É a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. A tensão é a força responsável pela movimentação dos elétrons. Normalmente toma-se ponto que se considera tensão zero (neutro) e mede-se a tensão do resto dos pontos em relação a ele. Sua unidade de medida é o Volt (V).

Potência Elétrica (P):

É a grandeza que mede a rapidez em transformar a corrente elétrica do circuito em energia (trabalho). Sua unidade de medida é o Watt (W).

Três tipos de energia:

Energia Luminosa: Exemplo: Lâmpadas

Energia Térmica: Exemplo: Chuveiro

Energia Mecânica: Exemplo: Motores em geral

Distribuição de Energia

Alimentação Monofásica

Energia fornecida com dois fios (fase e neutro), pode ter diferentes tensões, 110V~, 127V~ ou 220V~. Normalmente utilizada quando a potência total instalada é inferior a 12KW. É a concessionária que define como fornecerá a energia.

Alimentação Bifásica

Fornecida com três fios (duas fases e neutro) com tensões de 127V~ e 220V~. Normalmente utilizada quando a potência total instalada fica entre 12KW e 25KW.

Alimentação Trifásica

Fornecida com quatro fios (três fases e neutro) com tensões de 127V~e 220V~ (média 380V~). Normalmente utilizada quando a potência total instalada é superior a 25KW até o limite de 75KW ou ainda quando existem motores trifásicos ligados a rede.

Condutores

TIPOS DE FIOS/CABOS

Fio Terra (PE)

(Verde-amarelo ou somente verde – símbolo) Também chamado de fio de proteção e segurança é o condutor cuja função é conectar à terra todos os dispositivos que precisarem utilizar seu potencial como referência.

Fio Fase (F)

(pode-se usar qualquer cor desde que não seja verde, verde/amarelo ou azul claro) É o condutor cuja função é conduzir energia da fonte (distribuição) ao dispositivo terminal (tomada).

Fio Neutro (N)

(azul claro)É o condutor responsável por conduzir a energia de volta para a fonte e completar o circuito.

O que é sobregarca: O excesso de conexões de equipamentos e o aumento da intensidade da corrente elétrica pode ocasionar sobrecargas.

O que é curto-circuito: O excesso de conexões de equipamentos e o aumento da intensidade da corrente elétrica pode ocasionar sobrecargas.

O que é Choque Elétrico: Efeito causado pela passagem e descarga de energia elétrica através do corpo humano.

CONTATO DIRETO: Quando o usuário se expõe diretamente ao condutor.

CONTATO INDIRETO: Quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com