TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos Da Qualidade Nas Embalagens: Vantagens Para A Logísticas

Exames: Elementos Da Qualidade Nas Embalagens: Vantagens Para A Logísticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  6.201 Palavras (25 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 25

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA - UNATEC

TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA

ELEMENTOS DA QUALIDADE NAS EMBALAGENS:

VANTAGENS PARA A LOGÍSTICA

Componentes:

PARREIRAS, Diogo Cândido.

COSTA, Jeferson José Barcelos.

SILVA, Israel Alves Da.

SILVA, Melissa Régia Costa.

TEIXEIRA, Nájila Das Graças.

LUCAS, Natyele Bruna Venâncio.

Orientadora: Erika Nahass

BELO HORIZONTE, 2013

RESUMO

Esse artigo analisará a importância da embalagem no processo logístico e quais os impactos causados nas operações, determinando o sucesso ou prejuízo das operações.

O tema desse artigo é a embalagem como componente logístico e seus impactos na qualidade do serviço prestado, portanto o objetivo é demonstrar a importância da embalagem neste contexto. Acredita - se que a embalagem e o transporte passam a ter um papel fundamental e determinante no processo logístico visto que eles podem resultar no sucesso ou no fracasso da operação.

Desta maneira este estudo evidenciará os elementos que compõe critérios de qualidade para embalagens visando o máximo desempenho no processo logístico.

Palavras-chave: Embalagem, Qualidade, Logística, Transporte.

1. OBJETIVO GERAL

Identificar e analisar a importância e o impacto das embalagens no processo Logístico.

1.1 OBEJTIVOS ESPECIFICOS

Identificar e analisar as características das embalagens.

Analisar critérios de qualidade.

Listar as vantagens e a manutenção de manuseios de embalagem no processo logístico.

2. INTRODUÇÃO

Sabe-se que é de suma importância, que todas as etapas deste processo logístico devem receber atenção para que se tenha o controle desde o desenvolvimento do produto até a fabricação; contando com os processos de armazenagem, transporte e entrega ao cliente. Para fins desse artigo, abordam-se Elementos da Qualidade nas Embalagens e as vantagens que a mesma proporciona a Logística.

Gerenciar a cadeia de abastecimento dos mais diversos produtos é uma tarefa extremamente ampla e complexa, as maiores dificuldades se concentram na fase de distribuição devido aos muitos problemas relacionados à preservação e à qualidade do produto. Vale ressaltar a necessidade de se reduzir ou mesmo de manter os custos logísticos, e os níveis de serviço sob controle.

O alto índice de avaria provoca a constante insatisfação e reclamação de clientes, causando a perda de credibilidade e mercado para as empresas. Este fato deixa em aberto à oportunidade para as empresas se adequarem a esta realidade. Será apresentado a base fundamental e o conceito de embalagem e os seus recursos necessários para garantir que o produto seja transportado de um lugar para o outro, conservando sua integridade física e a qualidade do processo logístico, relatando fatos e indagações feitas entre cliente e a empresa transportadora, além das necessidades de modificações e adequações para garantir a qualidade do produto, vendas, confiança e fidelidade dos clientes.

Assim conectado com as demandas do mercado atual, este projeto aplicado estudará a embalagem como elemento estratégico nesta cadeia de valor da logística.

3. JUSTIFICATIVA

É preciso conhecer as possibilidades que a embalagem pode oferecer aos empresários e produtores para o processo logístico. Para o mercado como um todo, o conhecimento acerca desse elemento permite que todos os elos da cadeia possam ser beneficiados: empresários – transportadores- clientes.

Através da embalagem percebemos o produto, seus atributos, significados e valor. Percebemos também o fabricante e a marca com que ele assina e avaliza o que produz.

Desta forma se torna relevante a pesquisa do tema contribuído, para a área de estudo logístico.

4. METODOLOGIA

A pesquisa está fundamentada essencialmente em uma análise de dados secundários e como complemento o estudo de caso em uma empresa do ramo de embalagens, para juntarmos a teoria com a pratica. Assim, com o intuito de atingir o objetivo principal do estudo, será realizada uma pesquisa bibliográfica, visando-se obter maiores informações sobre os aspectos e impactos causados pelas embalagens no processo logístico e o ganho na prestação de serviço. Para levantamento e coleta de dados foram utilizados como base de dados, os trabalhos acadêmicos já existentes (monografias, dissertações e teses); artigos de jornais e por associações de informações de representantes de indústrias de embalagem, normas de qualidade de embalagens e artigos diversos e uma visita técnica na empresa Perfil, uma empresa no ramo de embalagens de papelão. Com os estudos desse tema, será viável estabelecer análises que poderão colaborar com a produtividade e o aumento da qualidade logística, Ballou (1993, p. 73), “Nível de serviço logístico é a qualidade com que o fluxo de bens ou serviços é gerenciado. É o resultado líquido de todos os esforços logísticos da  firma”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.6 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com