TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos De Maquina

Pesquisas Acadêmicas: Elementos De Maquina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  2.055 Palavras (9 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 9

TRODUÇÃO .............................................................................................................. 2

ETAPA 3

PESQUISA SOBRE MANCAIS DE ROLAMENTO E DE DESLIZAMENTO ..................... 3 e 4

LEVANTAMENTO DE 6 MANCAIS DE ROLAMENTOS PADRONIZADOS .................... 5 e 6

CÁLCULOS COM DADOS ETAPA 1 E DO EIXO ETAPA 2 PARA O MOITÃO ...................... 7

ETAPA 4

PESQUISA AOS TIPOS DE GUINDASTES PARA APLICAÇÃO ............................ 8

CONSTRUIR UM GUINDASTE PROTÓTIPO E INFORMAR AO MATERIAIS RECICLAVEIS UTILIZADOS ..................................................................................... 8

CÁLCULO DE UM GUINDASTE E CARTILHA DE CONSTRUÇÃO ............ 9 a 17

REFERÊCIAS BIBLIOGRAFICAS ............................................................................. 18

Introdução:

Mancais de rolamento e deslizamento

Sobre as funcionalidades dos mancais de deslizamentos e de rolamentos e suas aplicações, suas características e diferenças. O mancal é um elemento de máquina que possui extrema importância para os sistemas mecânicos, ele é a peça fundamental para o suporte do eixo. Havendo algum problema no mancal, a exatidão do funcionamento será comprometida e no moitão conseqüentemente será prejudicado. Por esse motivo é essencial que o mancal seja constantemente avaliado e aplicado em uma determinada carga que ele possa suportar e funcionar corretamente.

ETAPA 3

PASSO 1

Pesquisar sobre mancais de rolamento e mancais de deslizamento e responder às perguntas abaixo:

1) Quais as principais características de cada mancal?

A função do mancal de deslizamento é servir de apoio para eixos girantes. Estes mancais estão sujeitos às forças de atrito devido à rotação do eixo, ou seja, o atrito ocorre devido ao contato da superfície do eixo com o mancal.

Os mancais são constituídos de uma bucha fixada em um suporte e são utilizados em máquinas pesadas e em equipamentos de baixa rotação, porque a baixa velocidade evita o superaquecimento dos equipamentos expostos ao atrito. São simples de montar e desmontar.

Já os mancais de rolamentos são utilizados quando são necessário maior velocidade e menor atrito, quando o eixo gira dentro do furo é produzido o atrito denominado de escorregamento. Para reduzir esse atrito utiliza-se o rolamento: que é um elemento de máquina que permite o movimento relativo controlado entre duas ou mais partes. Eles limitam as perdas de energia produzidas pelo atrito.

2) Qual a características quanto à vida útil de cada mancal?

A vida útil dos mancais de deslizamento poderá ser prolongada seguindo alguns parâmetros: os materiais necessitam ser muito bem escolhidos e apropriados a partir do desenvolvimento do projeto de fabricação. O projeto de fabricação deverá prever os modos para os trabalhos de manutenção, conservação, limpeza, lubrificação,

alinhamento e reposição, mas no caso de possíveis danos faz-se importante considerar as principais funções dos mancais de deslizamento, que são: apoiar e guiar os eixos.

O mancal de rolamento possui em sua vida útil o modo de utilização podendo acarretar a fadiga do material que o compõe, o tempo após o qual surgirá o primeiro sinal de fadiga depende da quantidade de ciclos de trabalho e da intensidade da carga aplicada no rolamento. A fadiga ocorre em função de tensões internas cíclicas cujo aparecimento ocorre imediatamente abaixo da superfície na zona de carga. Com o tempo, essas chegam à superfície e fragmentos de material são destacados, fenômeno conhecido como descascamento. Esse fenômeno não indica que o rolamento deixou de ser propício à utilização, mas sim que a vida-útil do rolamento está chegando perto do seu fim.

3) Qual o principal modo de falha de cada mancal?

No mancal de rolamento quando há folga excessiva, o rolamento tende a transferir vibrações para os mancais, o que também é um indicativo de que algo não vai bem nesse conjunto. A intervenção, nesses casos, deve ser realizada o mais rapidamente possível, de forma a se evitar a perda de resistência do mancal, o que irá prejudicar também os rolamentos. No caso dos conjuntos de rolamentos, tecnologias já auxiliam essa tomada de decisão, por meio de sistemas de travamento dos componentes no caso de vibração em excesso.

Mancais de deslizamentos, pesquisando a influência de alguns

parâmetros na distribuição de tensões de uma bronzina. Especificamente, sobre os efeitos da não-conformidade geométrica entre a bronzina e o alojamento de um mancal de filme fluido, este submetido a uma distribuição de pressão hidrodinâmica

4) Fazer uma tabela com as vantagens e desvantagens de cada mancal.

MANCAL DE DESLIZAMENTO

VANTAGENS DESVANTAGENS

São fáceis de montar. Tem um grande aumento de temperatura em serviço.

Adaptam-se com as circunstâncias. Provocam desgastes em buchas e eixo devido à lubrificação.

Devido ao atrito tem perda de rendimento.

Tem vários formatos de construção. Não permitem desalinhamentos.

Exigem constante manutenção para lubrificar.

MANCAL DE ROLAMENTO

VANTAGENS DESVANTAGENS

Baixo desgaste e pequena deformação Com grandes ciclos podem ocorrer fadigas.

que diminui o atrito.

Elementos girantes separadamente. Com o tempo podem ocorrer descascamentos.

Mantém uma ótima lubrificação. Quando há folga excessiva o rolamento pode

transferir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com