TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elementos De Maquinas

Ensaios: Elementos De Maquinas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  881 Palavras (4 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 4

Essa atividade é importante para poder assegurar que o projeto proposto funcionará

como pretendido de modo seguro e confiável.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passo 1 (Equipe)

Definir quais serão os dados que a equipe irá utilizar para calcular todo o projeto do

guindaste. Somar os últimos algarismos dos RA´s dos integrantes do grupo e identificar os

dados na tabela abaixo:

Resolução etapa 1

RA:1106286565

RA:6446299367

RA:1107318500

RA:1107318492

5 + 7 + 0 + 2 = 14

Ultimo digito 4. Nosso guindaste devera suportar uma carga de 4500 lbf.

Passo 2 (Equipe)

Fazer uma pesquisa dos tópicos abaixo, de modo a entender quais as possíveis falhas que podem ocorrer dentro de um projeto mecânico:

1 Deformação Elástica ;

2 Escoamento ;

3 Indentação ;

4 Fratura Frágil ;

5 Fadiga ;

6 Corrosão ;

7 Desgaste ;

8 Flambagem ;

1 Deformação Elástica:

As deformações elásticas são proporcionais ao esforço aplicado e são deformações reversíveis, ou seja, quando a deformação de tensão que provocou a deformação elástica é retirada, o material rochoso volta ao seu estado inicial. Quando a tensão supera a de escoamento iniciam-se as rupturas das ligações químicas e os movimentos atômicos no interior dos materiais. Essa falha interfere na habilidade da maquina ou componente em desempenhar satisfatoriamente sua função.

2 Escoamento ;

Limite de escoamento é a tensão máxima que o material suporta ainda no regime elástico de deformação, se houver algum acréscimo de tensão o material não segue mais a lei de Hooke ( ) e começa a sofrer deformação plástica que se torna suficiente para começar a interferir no seu funcionamento.

3 Indentação

A identação ocorre quando algum componente ductil da maquina sofre uma deformação plástica, causada por cargas de operação impostas e movimentos elevados, sendo o suficiente para interferir no funcionamento da maquina. Os Metalurgistas definem indentação como sendo a marca feita pelo penetrador do durômetro na peça que esta sendo realizada o ensaio de dureza.

4 Fratura Frágil:

O material se deforma pouco, antes de fraturar. O processo de propagação de trinca pode ser muito veloz, gerando situações catastróficas. A partir de um certo ponto, a trinca é dita instável porque se propagará mesmo sem aumento da tensão aplicada sobre o material.

Materiais dúcteis se tornam frágeis a temperaturas mais baixas. Isto pode gerar situações desastrosas caso a temperatura de teste do material não corresponda a temperatura efetiva de trabalho.

5 Fadiga:

Fadiga é um tipo de falha que ocorre em materiais sujeitos à tensão que varia no tempo e tem muitas repetições. A falha pode ocorrer a níveis de tensão substancialmente mais baixos do que o limite de resistência do material. É responsável por » 90% de todas as falhas de metais, afetando também polímeros e cerâmicas. Ocorre subitamente e sem aviso prévio. A falha por fadiga é do tipo frágil, com muito pouca deformação plástica.

6 Corrosão:

A corrosão metálica é a transformação de um material ou liga metálica pela sua interação química ou eletroquímica num determinado meio de exposição,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com