TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletronica

Seminário: Eletronica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Seminário  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.

 Abranger ações de concepção, desenvolvimento, implantação, operação, avaliação e manutenção de sistemas e tecnologias relacionadas à informática e telecomunicações.

 Especificar componentes ou equipamentos, suporte técnico, procedimentos de instalação e configuração, realização de testes e medições, utilização de protocolos e arquitetura de redes, identificação de meios físicos e padrões de comunicação e, sobremaneira, a necessidade de constante atualização tecnológica.

 Atuar desde a fonte de informação até o destino, passando pelo processamento – no transmissor e receptor – à transmissão. Assim, esse profissional atua planejando, implantando e operando sistemas de telecomunicações.

 Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

Produção Acadêmica

Descrição do que será produzido.

 Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas etapas.

 Memorial de cálculos com as contas desenvolvidas passo a passo.

 Relação de componentes com valores comerciais.

 Relatório final detalhado.

Participação

Para a elaboração desta atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes de 03 a 05 participantes e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padrão:

 em papel branco, formato A4;

 com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;

 fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta;

 espaçamento de 1,5 entre linhas;

 se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

 com capa, contendo:

 nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;

 nome e RA de cada participante;

 título da atividade;

 nome do professor da disciplina;

 cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Engenharia da Computação – 5ª Série – Eletrônica

Celso Eduardo Vieira Oliveira

Pág. 3 de 17

DESAFIO

O desafio consiste em se projetar uma barreira ótica, que deverá ser composta por três partes: fonte de alimentação, bloco emissor de luz infravermelha e bloco receptor de luz infravermelha. É importante salientar que esse projeto deverá utilizar componentes comerciais e será embasado em cálculos vistos na sala de aula e leitura e compreensão de manuais, que possibilitará a escolha de componentes adequados para função.

Figura 1: Diagrama em Blocos da Barreira Ótica

Atualmente, muito se fala em automatização de máquinas e processos industriais. Porém, tão importante como o correto funcionamento das máquinas e da confiabilidade desses processos, está a segurança das pessoas envolvidas diretamente nesse processo. Nesse âmbito, aparecem vários componentes cuja função primordial é garantir o bem estar dessas pessoas. Nesse cenário, uma forma de proteção dos operadores de máquinas é um equipamento conhecido como BARREIRA ÓTICA. A função desse equipamento é enviar um sinal de parada para a(s) máquina(s) toda vez que alguém ultrapassa determinado limite de segurança. Normalmente a barreira ótica fica colocada ao redor da máquina, emitindo um feixe de luz infravermelha. Caso alguém se aproxime demais dessa máquina, irá interromper o feixe de luz. A partir disso, a barreira ótica envia um sinal para a máquina, que irá parar imediatamente o que estava fazendo, evitando assim, algum possível acidente de trabalho.

Objetivo do Desafio

Projetar uma barreira ótica para um equipamento industrial utilizando-se de componentes comerciais.

Engenharia da Computação – 5ª Série – Eletrônica

Celso Eduardo Vieira Oliveira

Pág. 4 de 17

ETAPA 1 (tempo para realização: 4 horas)

 Aula-tema: Diodo semicondutor.

Esta atividade é importante para que você tenha um maior embasamento sobre o assunto proposto no desafio e possibilitará que você realize a leitura e interpretação das especificações dos manais de diodos. Essa pesquisa deverá ser feita no livro MALVINO, Albert Paul. Eletrônica. vol.1 e na internet.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Utilizar a internet e pesquisar o que é e como funciona uma barreira ótica. Esse será o primeiro item do relatório final (Introdução) e deverá conter:

1. O que é uma barreira ótica;

2. Exemplificar onde ela é empregada;

3. Princípio de funcionamento;

4. Encontrar um modelo comercial e coloque seu fabricante e o alcance obtido.

Passo 2 (Aluno)

Ler o Capítulo 2: ‘Teoria dos Diodos’, no livro MALVINO, Albert Paul. Eletrônica, vol.1. Pesquisar como funciona um diodo e o significado dos parâmetros: Tensão Reversa Máxima (VRRM), Corrente Direta Máxima (IF(AV)) e Tensão Direta (VF).

Passo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com