TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletronica Digital

Exames: Eletronica Digital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O relógio ao longo dos anos evoluiu muito e passou por varias transformações desde o primeiro relógio criado até os conhecidos relógios digitais que hoje em dia pode ser encontrado com frequência em vários lugares. Como trabalho nos foi passado a implementação de um relógio digital primeiramente com flip-flop´s D e JK e logo após com o contador 74161 ou semelhantes e esses projetos estão basicamente descritos no desenvolvimento desse relatório.

Objetivos

• Programar um relógio digital com contadores;

• Apresentar formato 12(doze) e 24(vinte e quatro) horas;

• Apresentar ajuste de horas e minutos.

Desenvolvimento

*qualquer referencia a flip-flop a partir de agora será feita com FF

Como descrito na introdução foram pedidos três tipos de implementações do relógio a primeira foi feita com FF D a segunda com FF JK e a terceira com contadores. Abaixo estão sendo mostrados os circuitos de cada um sendo simulados no MultiSim.

• Com FF D.

Circuito do relógio com FF D no Multisim.

• Com FF JK.

Circuito do relógio com FF JK no Multisim.

• Com contadores.

O circuito com contadores foi feito utilizando três CI’s contadores CMOS o 4518 que possui dois contadores encapsulados foi utilizado para os minutos q era a parte menos complexa sendo que cada um dos contadores do CI fazem a contagem de um display, um faz a contagem da unidade (0 a 9) e de acordo com o ciclo da unidade é mandado o clock para o contador das dezenas (0 a 5) com isso a contagem vai até 59 depois os dois contadores zeram e a contagem reiniciava nas horas foram utilizados dois 40162 da mesma forma que foi utilizado o 4518, cada CI fazendo a contagem de um display e o CI da unidade mandando o clock para o CI da dezena, para a decodificação foi utilizado o 4543e para o controle foi utilizado o MUX 4019 e uma combinação de portas lógicas esse circuito é mostrado na Figura 1.

Figura 1. Circuito do relógio com contadores no Multisim

Além das simulações no Multisim era necessário fazer também a placa de circuito impresso e a simulação na protoboard. Devido a complexidade dos layouts a projeto foi dividido em quatro módulos que são controle, minutos, horas e displays. Dos quatro módulos a única placa finalizada foi a dos minutos(Figura 2), porém também obtivemos o layout dos displays(Figura 3) e na protoboard só funcionaram os minutos e a unidade das horas(Figura 4).

Figura 2. Router da placa dos minutos.

Figura 3. Router da placa dos displays

Figura 4. Relógio na protoboard

Conclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com