TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eletrônica Sequêncial

Resenha: Eletrônica Sequêncial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Resenha  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Na prática, temos contadores e divisores na forma de circuitos integrados digitais que podem ser usados na divisão por determinados números fixados por elementos inter-nos do circuito e também podem ser usados na divisão por qualquer outro valor, quer seja por meio de programação, quer seja pelo uso de elementos externos, ou ainda pelos dois recursos. A programação consiste na interligação de determinados pinos, enquanto que o uso de portas consiste na ligação de funções lógicas determinadas entre pinos previamente fixados para esta finalidade.

Nesta lição veremos alguns circuitos práticos que podem ser usados na divisão de frequência, sendo, entre-tanto, interessante definir dois termos importantes que usaremos muitas vezes na definição das características destes circuitos.

a) Módulo - é o valor n ou valor máximo que um contador pode contar. Por exemplo, um contador de módulo 8 é um contador que pode contar até 8 ou dividir uma frequência por valores até 8.

Se o contador tiver um módulo fixo, ele só pode dividir por este valor. No entanto, se o contador tiver um módulo variável, poderá dividir ou con-tar valores de 2 até este valor n. Con-forme estudamos na lição anterior, o valor máximo até onde um contador pode ir é dado pelo número de flip-flops usados, verifique a figura 3.

Figura 3

b) Peso - num contador com saídas nos diversos flip-flops, a saída de cada um tem um certo “peso” na determinação do valor binário obtido na contagem.

Assim, para o circuito da figura 4, a saída QA tem peso 1, pois ela só pode variar entre 0 e 1. A saída QB por outro lado, tem peso 2, pois representa valores entre 0 e 2. A terceira saída (QC) tem peso 4, podendo significar valores 0 ou 4 da contagem, enquanto que QD tem peso 8, significando valores 0 ou 8, conforme esteja no nível baixo ou alto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com