TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Marketing Nova Campanha de Produtos da Eletric

Por:   •  4/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  539 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução e contextualização

Resumo Executivo

A empresa de eletrodomésticos Eletric possui 70 anos no mercado, comercializando eletrodomésticos da linha branca, como máquina de lavar louça, máquina de lavar roupa, geladeira, freezer, cafeteira, entre outros. A empresa sempre foi um sucesso de vendas no Brasil.

Recentemente a empresa quis se modernizar e reestruturar o departamento de Marketing para alavancar vendas.

Foi revisado a segmentação de mercado, considerando o público alvo do dia a dia, suas atividades, seus valores, seus interesses e opiniões, reforçando o posicionamento da marca, focando em aspectos de praticidade de uso.

Assim iniciou uma campanha global, adotando a praticidade dos produtos como elemento central da campanha de lançamento da máquina de lavar louça, sem uma pesquisa prévia dos mercados dos demais países para considerar as diferenças culturais onde a marca atua.

A campanha não teve sucesso na Suiça e nos Estados Unidos e após 7 meses, a situação financeira da empresa se complicou, gerando com um grande prejuízo na Eletric.

Logo, a elaboração do plano de marketing a seguir é uma nova campanha para os dois produtos mais vendidos da Eletric: máquina de lavar roupa e geladeira.

A nova campanha espera valorizar a marca, melhorar a imagem da empresa e aumentar o número de vendas para a Eletric se recuperar financeiramente.

Desenvolvimento

Situação Atual de Marketing

As máquinas de lava-louças foram retiradas do mercado na Suiça e nos Estados Unidos, devido ao fracasso da campanha global de praticidade nesse lançamento sem prévia pesquisa de mercado para entendimento das reais necessidades do consumidor, como o consumidor adquire o produto ou como ele descarta o produto ou como ocorre o processo decisório da compra. Foi realizado uma investigação para entendimento dos mercados específicos e foi encontrado posicionamento distintos. Nos EUA, a campanha precisa centrar em economia de tempo, já na Suiça, a campanha precisa centrar em maior higiene na limpeza da louça.

A campanha fora do Brasil, será colocado num segundo plano, após a recuperação financeira da empresa Eletric.

Logo, todo o plano de marketing da nova campanha da Eletric para a máquina de lavar roupas e da geladeira, será centrada no mercado interno.

Foi identificado que o consumo dos produtos é maior em mulheres e homens de 25 a 50 anos.

De acordo com uma pesquisa descritiva, apresentada no artigo de Fatores relevantes no processo de tomada de decisão de compra dos clientes das lojas de eletrodomésticos, foi identificado que as mulheres são mais conservadoras, optando por marcas mais tradicionais e os homens possuem uma resistência menor para as marcas novas. Segundo Churchill Jr. (1987), uma pesquisa descritiva visa conhecer e interpretar a realidade sem nela interferir para modificar.

Na mesma pesquisa, foi identificado que quanto maior o nível de escolaridade, menor a resistência dessa pessoa em ir a uma loja motivado por propaganda. Também foi identificado que quanto maior a escolaridade, menos se considera o atributo de preço como fator principal da compra.

E sobre a renda, quanto menor a renda do cliente, maior a importância na pesquisa de preço de produtos pelos consumidores e esse público declara gostar mais das propagandas das lojas.

De acordo com as informações da pesquisa acima apresentada, foi identificado como público alvo, mulheres de 25 a 50 anos, com uma classe social média-alta, renda maior com nível de escolaridade maior. São pessoas mais tradicionais, que possui resistência para marcas novas, com escolaridade de nível superior, e renda maior. Como a Eletric está há 70 anos no mercado, já se tornou uma empresa bem tradicional e difundida.

Sendo essas informações importantes para segmentar o público alvo da empresa Eletric, e assim levantar através de uma análise SWOT as oportunidades e consequentemente ações e estratégias de marketing.

Análise de Oportunidades

A análise SWOT é uma ferramenta muito utilizada para montar uma estratégia de uma empresa. Identificando as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades, identificamos informações importantes para a organização estar mais segura das ações futuras.

Segue a análise SWOT da empresa Eletric.

Vendo como principal oportunidade, o grande sucesso que a empresa de eletrodomésticos Eltetric possui no Brasil, é direcionado como oportunidade focar em uma nova campanha de marketing dos produtos mais visados e rentável para empresa no mercado interno, em qualidade dos produtos.

Objetivo

O objetivo principal é lançar a nova campanha nos produtos mais rentáveis da empresa de eletrodomésticos, para recuperação financeira e depois seguir para o mercado externo.

Como meta principal, a empresa Eletric espera aumentar as vendas, fixar seu posicionamento no mercado, melhorar a imagem da marca no mercado e fidelizar os clientes.

Estratégia de Marketing

Segundo Blackwell et. Al. (2005), existem atributos determinantes para o sucesso de um empreendimento varejista.

 Localização – fatores como estacionamento, qualidade de produtos, formas de pagamentos, são apontados como influenciadores da variação entre distância cognitiva (quando o consumidor percebe a localização da loja) e real (o tempo que o consumidor imagina que chegará na loja).

 Variedade de produtos oferecidos – nessa categoria encontra-se também qualidade e quantidade de produtos.

 Preço – importante destacar que a percepção do preço é mais importante do que o preço real do produto.

 Propaganda e promoção – o posicionamento de uma marca pode ser comunicado através da propaganda, consequentemente, na construção da imagem da empresa.

 Pessoal de vendas – são a ponte para o consumidor e a empresa.

 Serviços ofertados – além do atendimento do pessoal de vendas, outros serviços também podem ser decisivos no momento da escolha da loja, serviços como entrega do produto dentro do prazo ou autoatendimento no caso de devolução.

 Atributos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com