TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Lincoln Eletric

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  1.437 Visualizações

Página 1 de 3

Caso Lincoln Electric Company

  1. Como você caracterizaria a estratégia da Lincoln Eletric? Neste contexto, qual é a natureza do negócio da Lincoln e sobre quais bases esta empresa compete?

As estratégias da Lincoln Eletric são caracterizadas no cliente, nos empregados e no produto, onde a empresa:

- Busca economias no custo de distribuição, procurando oferecer um preço cada vez mais baixo (de acordo com o custo e não pensando no lucro), sem afetar a qualidade do produto;

- Melhorias contínuas no produto, aumentando a eficácia da produção e distribuição;

- Interesse no cliente, procurando as suas necessidades e razões de compra;

- Bônus de remuneração, sugestões e benefícios aos funcionários (férias, treinamento, participação na tomada de decisões, designação de trabalho);

- Desenvolvimento das capacidades dos funcionários;

- Flexibilidade na organização, onde não havia um organograma, criando um sistema linear, onde a organização trabalha por um todo.

A natureza do negócio da Lincoln era na fabricação e venda dos produtos de soldagem por arco, máquinas de soldagem elétrica e eletrodos de metal, também produziam motores elétricos, passando a atuar mais nesse setor posteriormente. As bases que ela compete, estão no setor de eletrodos para propósitos em geral e especiais por soldar aço temperado, alumínio, ferro fundido, e aços especiais e inoxidáveis.

  1. Quais são os elementos mais importantes do conceito geral da Lincoln para organização e controle que ajudam a explicar porque esta empresa é tão bem-sucedida? Quão bem os mecanismos de organização e controle da Lincoln adequam-se às necessidades estratégicas da empresa?

Os elementos mais importantes estão na flexibilidade do sistema organizacional, onde não há um organograma, gerando um sistema linear, fazendo com que os funcionários procurem a solução de problemas em outros setores. Com isso, a satisfação dos funcionários aumenta, além de somar com as políticas de pessoal, que dão mais segurança ao trabalho, um processo de carreira, avaliações de desempenho, processo de decisão, benefícios e treinamentos.

  1. Como é a cultura corporativa na Lincoln Electric? Qual tipo de funcionário seria feliz em trabalhar na Lincoln Electric?

 A cultura corporativa consiste na remuneração de acordo com a produtividade. Com isso, é criado um entusiasmo nos funcionários, onde agregados a solução de problemas se torna um ambiente agradável. O funcionário que busca remuneração, carreira, reconhecimento e equipe, seria um funcionário feliz em trabalhar na Lincoln Eletric.

  1. Qual é a aplicação do conceito de organização e controle da Lincoln para outras empresas? Por que mais empresas não agem como a Lincoln?

São poucas as empresas que utilizam do mesmo conceito da Lincoln, valorizando os funcionários, motivando através de remunerações de acordo com a sua produtividade. Normalmente é utilizado um sistema de metas, onde nem sempre funciona. A maioria das empresas possui gestores que focam apenas no Lucro, como cita James F. Lincoln: ‘’quanto eu ganho? ’’. Com isso, o foco deixa de ser é o cliente, que é a real existência da empresa.

  1. O que poderia causar um colapso na abordagem e implementação da estratégia da Lincoln? Quais são as ameaças para o contínuo sucesso da Lincoln?

Seriam os acionistas. Por estarem como últimos na escala de prioridades da empresa, estes, poderiam diminuir os seus aportes e migrarem os seus investimentos, diminuindo o capital da empresa, criando uma instabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com