TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embalagens Metalicas

Exames: Embalagens Metalicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

As embalagens metálicas destinadas a alimentos têm como objetivo principal proteger o alimento a ser comercializados de ações físicas, químicas e biológicas. Suas propriedades fundamentais são a resistência à corrosão e a resistência mecânica. O produto enlatado deve ser conservado de modo adequado, evitando assim a alteração da cor e do sabor do alimento (CABRAL, 1984).

As embalagens em suas partes internas, na maioria das vezes, são protegidas por uma película orgânica (vernizes). As de alumínio e de aço cromado necessitam serem envernizadas em ambas as faces. Já as latas de flandres não necessitam de envernizamento, porém, devido à preocupação referente à migração dos componentes metálicos ao produto alimentício são poucos os produtos que ainda são acondicionados em lata de folha de flandres não envernizadas ou parcialmente envernizadas (EMBALAGENS..., [200-?]).

Os vernizes têm como função principal minimizar as interações dos metais das embalagens com os produtos enlatados. Os vernizes aplicados devem resistir à deformação mecânica e aos tratamentos térmicos e não devem apresentar qualquer risco de toxicidade ou transmitir qualquer sabor ao produto enlatado. Os vernizes formam assim uma película aderente, transparente (incolor ou dourado) ou opaca (EMBALAGENS..., [200-?]).

Suas principais características devem ser: fácil aplicação; fácil secagem; boa aderência; resistente à abrasão; flexibilidade; resistente aos tratamentos térmicos; resistência química; não transmitir sabor ou odor ao produto; custo reduzido (EMBALAGENS..., [200-?]).

Os vernizes que entram em contato direto com o alimento são compostos macromoleculares, constituídos por uma resina base, resinas modificadoras, aditivos e solventes. As resinas de maior utilização são as que pertencem à família das oleorresinosas, fenólicas, epoxifenólicas, epoxianidridos, organossóis, poliésteres, vinílicos e acrílicos. Dessas, as três primeiras são as mais empregadas e, em particular, as epoxifenólicas (EMBALAGENS..., [200-?]).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com