TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Empreendedorismo E Sustentabilidade - Todas Unidades

Ensaios: Empreendedorismo E Sustentabilidade - Todas Unidades. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  5.606 Palavras (23 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 23

Atividade 1

• Pergunta 1

0,2 em 0,2 pontos

Com a crescente onda de preocupação com os recursos naturais, consumidos de forma desproporcional, o ser humano tem buscado reduzir o uso destes recursos.

Alternativamente, a criatividade pode ser usada no sentido de:

Resposta

Resposta Selecionada: d.

Buscar novas fontes de matérias-primas.

Resposta Correta: d.

Buscar novas fontes de matérias-primas.

Feedback da resposta: A alternativa correta é: Buscar novas fontes de matérias-primas.

Em função da redução dos recursos naturais disponíveis, a alternativa para muitas empresas é otimizar o uso destes recursos ou buscar novas fontes de matérias-primas.

• Pergunta 2

0 em 0,2 pontos

O Brasil é um dos países com maiores índices de empreendedorismo do mundo, porém grande parte dos nossos empreendedores caracteriza-se pelo empreendedorismo de necessidade.

Sobre o empreendedorismo de necessidade é correto afirmar que:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

É o empreendedor visionário que sabe aonde quer chegar. Cria uma empresa com planejamento prévio, tem em mente o crescimento que quer buscar para a empresa e visa a geração de lucros, empregos e riquezas.

Resposta Correta: b.

É o candidato a empreendedor que aventura-se por falta de opção, por estar desempregado e por não ter alternativas de trabalho.

Feedback da resposta: O Empreendedorismo de necessidade é aquele em que o candidato a empreendedor aventura-se por falta de opção, por estar desempregado e não ter alternativas de trabalho.

• Pergunta 3

0,2 em 0,2 pontos

Existem diversos enfoques teóricos em torno das necessidades humanas, entre eles a Teoria das Necessidades, de Maslow: é a teoria que sugere porque as pessoas buscam satisfazer diferentes tipos de necessidades, classificadas com certa ordem hierárquica. A hierarquia de necessidades de Maslow se descreve em resumo como uma pirâmide que consta de 5 níveis. A ideia básica desta hierarquia é que as necessidades mais altas ocupam nossa atenção sempre que se satisfizerem necessidades inferiores na pirâmide.

Do que foi visto no conteúdo apresentado, esta teoria tem ligação direta com um dos aspectos essenciais para a criação de novos negócios, a saber:

Resposta

Resposta Selecionada: c.

Motivação

Resposta Correta: c.

Motivação

Feedback da resposta: A alternativa correta é: Motivação

A satisfação das necessidades é um elemento que impulsiona as pessoas em determinada direção, isto é, o ponto de partida para a execução de todas as atividades que uma pessoa deseja realizar. Assim, Maslow fala basicamente de motivação.

• Pergunta 4

0,2 em 0,2 pontos

A proposta da Gurgel de criar o primeiro carro brasileiro de 1000 cilindradas não vingou porque a empresa não evidenciou capacidade para conter a inevitável reação dos concorrentes de mercado que, certamente, copiariam, com facilidade, sua iniciativa. Isto deixa claro que as oportunidades, para se tornarem um negócio viável, devem ser analisadas sob vários aspectos.

Entre estes aspectos, o fator que influenciou a questão da Gurgel foi a falta de consideração:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Do mercado onde está inserida a oportunidade e seus competidores.

Resposta Correta: a.

Do mercado onde está inserida a oportunidade e seus competidores.

Feedback da resposta: A alternativa correta é: Do mercado onde está inserida a oportunidade e seus competidores.

Embora se possa dizer que a análise econômica foi falha, o texto deixa claro que a falta de consideração da reação dos concorrentes inviabilizou o projeto, isto é, a consideração dos competidores. De fato, na época o BNDES não concedeu o empréstimo ao projeto por perceber que o mesmo não demonstrava embutir ações capazes de inibir a reação das montadoras multinacionais, o que se mostrou acertado, posteriormente.

• Pergunta 5

0,2 em 0,2 pontos

O mercado da terceira idade chama a atenção para produtos e serviços direcionados a ele: cada vez maior, mais qualificado e economicamente interessante. Algumas das vantagens de se trabalhar com esse público são: a sua fidelidade (uma vez que confiam em um fornecedor, não o trocam por outro); dificilmente ficam inadimplentes e tratam de aproveitar o resto de tempo que tem, com responsabilidade e segurança; não compram por impulso.

Por se tratar de um público ainda carente de produtos e serviços especializados, o empreendedor é desafiado a usar sua criatividade, neste caso, agindo de forma a:

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Explorar um mercado específico, ainda não amplamente explorado.

Resposta Correta: a.

Explorar um mercado específico, ainda não amplamente explorado.

Feedback da resposta: A alternativa correta é: Explorar um mercado específico, ainda não amplamente explorado.

Por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com