TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Eólica: uma fonte sustentável crescente no Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Energia Eólica: uma fonte sustentável crescente no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.552 Palavras (11 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 11

Energia Eólica: uma fonte sustentável crescente no Brasil

Resumo

Atualmente a questão ambiental tem sido muito discutida, onde a geração de energia elétrica torna-se um grande problema quando o assunto é a emissão de gases de efeito estufa e degradação ambiental juntamente com o capital investido. Dentre as soluções, intensifica-se em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, a utilização das fontes renováveis de energia. Nos últimos anos, a segurança no suprimento de energia está associada às perspectivas de esgotamento das reservas de petróleo nas próximas décadas e à elevação dos preços por consequência de problemas políticos e sociais.

Neste contexto a energia eólica se mostra como uma tecnologia inovadora e em crescimento de forma que não agride o meio ambiente, econômica e ideal para as características do Brasil.

Introdução

Desde a Antiguidade a energia eólica é utilizada pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos.

O grande desenvolvimento da aplicação deste tipo de energia para geração de eletricidade iniciou-se na Dinamarca em 1980 quando as primeiras turbinas foram fabricadas por pequenas companhias de equipamentos agrícolas. Estas turbinas possuíam capacidade de geração (30-55 kW) bastante reduzida quando comparada com valores atuais.

Políticas internas favoreceram o crescimento do setor, de maneira que, atualmente, a Dinamarca é o país que apresenta a maior contribuição de energia eólica em sua matriz energética e é o maior fabricante mundial de turbinas eólicas. Desde o início da década de 1990 o setor de energia eólica vem apresentando um crescimento acelerado em todo o mundo. A capacidade instalada total mundial de aerogeradores voltados à produção de energia elétrica atingiu 74223 MW ao final de 2006, apresentando um crescimento de mais de 20% em relação a 2005.

O Brasil, assim como todo o mundo, precisa, portanto, de energia barata e limpa para permitir o crescimento econômico sem prejudicar o meio ambiente, ou seja, precisamos conciliar um futuro sustentável com o aumento da produção de energia. A solução está na busca da eficiência energética e no desenvolvimento de tecnologias limpas e ecologicamente sustentáveis

Os fatores ambientais também podem reduzir a produção elétrica, um exemplo disso são as longas estiagens que afetam a produtividade e a geração hidroelétrica. Com a implantação de fontes de energias renováveis, devem-se minimizar os impactos que afetam o mercado de combustíveis fósseis e a instabilidade na geração de energia hidroelétrica. Em razão dos fatos expostos acima, a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico vêm recebendo grande incentivo em todo o mundo onde as fontes renováveis de energia são apresentadas como a principal alternativa para atender as demandas da sociedade com relação à qualidade e segurança do atendimento da demanda de eletricidade com a redução dos danos ambientais decorrentes do consumo de energia. Nos dias de hoje, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente), sendo por isso, umas das principais apostas no campo das fontes renováveis de energia. Apenas 1% da energia gerada no mundo provém deste tipo de fonte.

Com isso, este artigo teve como objetivo descrever o funcionamento da energia eólica e suas vantagens e a realidade atual no Brasil, visando o seu crescimento como alternativa de energia sustentável.

Energia Eólica

A energia eólica é a energia obtida pelo movimento do ar (vento). É uma abundante fonte de energia, renovável, limpa e disponível em todos os lugares.

Os moinhos de vento foram inventados na Pérsia no séc. V. Eles foram usados para bombear água para irrigação. Os mecanismos básicos de um moinho de vento não mudaram desde então: o vento atinge uma hélice que ao movimentar-se gira um eixo que impulsiona uma bomba (gerador de eletricidade).

Funcionamento da Energia Eólica

A Energia Eólica é uma forma indireta de obtenção de energia do sol, uma vez que os ventos são gerados pelo aquecimento desigual da superfície da Terra pelos raios solares. Em outros termos, a energia eólica é a energia do movimento das correntes de ar que circulam na atmosfera.

Pode ser difícil considerá-lo assim, mas o ar é um fluido como qualquer outro, exceto que suas partículas estão na forma gasosa em vez de líquida. Quando o ar se move rapidamente, na forma de vento, essas partículas também se movem rapidamente. Esse movimento significa energia cinética, que pode ser capturada como a energia da água em movimento é capturada por uma turbina em uma usina hidrelétrica. No caso de uma turbina eólica, as pás da turbina são projetadas para capturar a energia cinética contida no vento. O resto é praticamente idêntico ao que ocorre em uma hidrelétrica: quando as pás da turbina capturam a energia do vento e começam a se mover, elas giram um eixo que une o cubo do rotor a um gerador.

O gerador transforma essa energia rotacional em eletricidade. Fundamentalmente, gerar eletricidade a partir do vento é só uma questão de transferir energia de um meio para outro.

Toda a energia eólica começa com o sol. Quando o sol aquece uma determinada área de terra, o ar ao redor dessa massa de terra absorve parte desse calor. A certa temperatura, esse ar mais quente começa a se elevar muito rapidamente, pois um determinado volume de ar quente é mais leve do que um volume igual de ar mais frio. As partículas de ar que se movem mais rápido (mais quentes) exercem uma pressão maior do que as partículas que se movem mais devagar, de modo que são necessárias menos delas para manter a pressão normal do ar em uma determinada elevação. Quando este ar quente mais leve se eleva subitamente, o ar mais frio flui rapidamente para preencher o espaço vazio deixado. Este ar que velozmente preenche o espaço vazio é o vento.

Ao se colocar um objeto - como uma pá de rotor - no caminho desse vento, o vento irá empurrá-la, transferindo parte de sua própria energia de movimento para a pá capturando assim a energia do vento.

Os aerogeradores, em formato de cata-vento, são colocados em locais abertos, com boa quantidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com