TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Solar Fotovoltaica No Mundo

Por:   •  29/8/2021  •  Artigo  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 2

Energia solar fotovoltaica no mundo

A radiação solar para o aproveitamento de energia solar no mundo apresenta altos valores, principalmente nos continentes asiático e africano, atingindo até 1424 e 2003 KWh/KWp de potencial especifico, respectivamente, segundo o GLOBAL SOLAR ATLAS. Segundo a IEA (international energy agency) o uso da energia solar poderá chegar a 30% em 2022 em países com maior capacidade instalada de geração, como a China, Alemanha, Japão e EUA.

Com 28.5% da produção global a China é o país mais capacitado para a geração de energia solar. Também é possível observar países com uma alta demanda de energia solar, como, a Itália, Grécia e Alemanha. Entretanto países como China e Estados Unidos, líderes mundiais em capacidade instalada, não apresentam grande relevância para o atendimento da demanda total do país por eletricidade através da fonte solar.

Sendo assim, países com maior potencial de desenvolvimento em energia solar fotovoltaica dispõem de políticas de incentivo à tecnologia.

Energia solar fotovoltaica no Brasil

A energia solar no Brasil representa apenas 1.7% de toda a matriz energética, porém, o número de sistemas fotovoltaicos instalados no território brasileiro tem crescido consideravelmente, principalmente, nas regiões Sul e Sudeste do país.

Essa energia está sendo utilizada majoritariamente no Brasil, em residências, como uma auxiliar na redução de luz, seja por meio da energia térmica, aquecendo água, ou com a utilização da energia fotovoltaica, gerando eletricidade.

O Brasil possui uma vantagem por conta do extenso potencial energético a partir da energia solar, tendo em vista que os níveis de incidência solar são superiores aos de países que se desenvolvem projetos fotovoltaicos com mais frequência, como Alemanha, França e Espanha. Portanto, a geração de energia fotovoltaica precisa ser amplamente explorada no país, já qe possui os estímulos fundamentais para isso. Estima-se que em 2024, o território brasileiro contará com, aproximadamente, 887 mil sistemas de energia solar conectados à rede instalados, estabelecendo uma maior economia em relação às distribuidoras convencionais, além da manutenção e preservação ambiental do país.

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o setor gerou 130 mil novos empregos no Brasil entre 2012 e 2019. Minas Gerais se estabelece como o estado com maior capacidade fotovoltaica instalada, com 671,5 MW. Logo após vem o Rio Grande do Sul, com 446,9 MW, e São Paulo, que conta com 440,1 MW. A matriz energética brasileira conta com mais de 173.279 MW, sendo a energia solar responsável por 1,7% desse total.

Atualmente, são 285.366 sistemas fotovoltaicos ligados à rede, o que contribuiu para que a produção de energia elétrica fotovoltaica batesse recordes, mantendo uma média diária de 753,1 MW. Durante 2019, o Brasil alcançou a 16° posição no ranking mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (47.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com