TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energias Renovaveis

Artigo: Energias Renovaveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  2.470 Palavras (10 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 10

FUPAC – Fundaçao Presidente Antônio Carlos

Faculdade Presidente Antônio Carlos De Uberlândia

Administração

Renato Henrique Borges Florencio

Sustentabilidade: Energias Renovaveis

UBERLÂNDIA

2014

Renato Henrique Borges Florêncio

Sustentabilidade: Energias renovaveis

Artigo apresentada à Faculdade Presidente Antonio Carlos de Uberlândia, como requisito parcial para aprovação na disciplina, Trabalho de Conclusão de Curso no curso de Administração.

Orientador: Prof ???????????????????

UBERLÂNDIA

2014

Resumo

O obejtivo geral deste artigo é mostrar qual das fontes de energias é mais viavel para o mundo, os obejtivos especificos abordados são: vantagens e desvantagens ao utilizar as principais fontes de energia disponiveis, propondo metodos que minimizem o aquecimeto global, a busca pelos dados deu-se, inicialmente a consultas no site wikipedia para conhecimento do assunto tratado, seguida de um aprofundamento do assunto atraves de

bibliografia explolatoria, revista e artigos ja elaborados em sites academicos.

1- introdução.

Neste seculo um dos assuntos de maior destaque é a questão energetica, este interesse justifica se plenamente , na medida em que o sistema economino vigente apoiou seu processo de expansão na disponibilidade de fontes de energia que durante muito tempo foram abundantes e relativamente baratas ( ROIG, 2009)

“Ha dez anos a ecologia podia ser tranquilamente ignorada ou desqualificada como totalmente irrelevante, atualmente , ela é obrigada a ser grotescamente desfigurada e exagerada unilateralmente para que as pessoas, suficientemente impressionadas com o tom cataclismico dos sermoes ecologicos, possam ser, com sucesso, desviadas dos problemas sociais e politicos (Apud. MESZAROS 2002).

Durante os proximos anos os esforços sustentados devem ser dirigidos para o progresso tecnologico e a inovação como parte de uma estrategia, que suporta uma diversidade de opçoes de recursos de energia, o desafio fundamental, para a maioria das opçoes renovaveis, envolve de que forma utilizar os recursos renovaveis e em alguns casos os recursos temporarios.

Cabe ressaltar que as reservas comprovadas de petroleo e demais combustiveis fosseis disponiveis no planeta vao muito alem do necessario. A principal ameaça, portanto, não vem do esgotamento das principais fontes de energia, mas de sua abundancia.a ameça vem da tendencia de aquecimento global. (Apud SACHS)

O perigo que ameaça a humanidade não é o de falta de energia fossil; bem ao contrario, ele provem da sobreabundancia da energia fossil. A economia da energia fossil assemelha- se á economia da droga: uma abundancia que arruina a saude e conduz a morte na falta da vontade de se privar deste produto perigos (Apud. HENRI PREVOT 2007)

O consumo de energia fossil ate o momento é excencial para a humanidade,sem energia a economia não se desenvolve, sem esse desenvolvimento, as condiçoes de vida das populações se deterioram. Açoes sustentaveis devem ser adotadas para que a economia não retarde, O modelo de energia usado atualmente agride consideravelmente o meio ambiente, devesse impregar mais das opçoes de energias renovaveis, ja que essas ocupam apenas 13% do consumo mundial de energia. O desenvolvimento do pais, tanto do ponto de vista economico quanto social, depende fortemente da tecnologia sustentavel (FRANCISCO,2012).

referencial Teórico: Sustentavilidade; Energias Renovaveis

Segundo Goldemberg as energias renovaveis representam hoje apenas 13% do consumo mundial de energia; combustiveis fosseis 80% e energia nuclear 7%. Carvão, petroleo e gas foram a base energetica do desenvolvimento tecnologico do seculo XX, mais criaram os Problemas com os quais nos defrontamos hoje: exaustão das reservas, problemas geopoliticos e poluiçao. Energias renovaveis não criam esses problemas e estão crescendo, no seu conjunto, mais rapidamente do que o consumo de combustiveis fosseis: elas são energias do futuro.

As fontes de energia disponiveis no mundo são divididas em dois grupos, não-renovaveis e renovaveis,

Não-renovaveis

Combustiveis fosseis

Os combustiveis fosseis são formados pela decomposição de materias organicas soterradas, sendo gerados a milhares de anos atraves do efeito de fossilização, provocado pela ação de pressão e temperatura muito alta, formando o gás natural, o carvão mineral e o petróleo. Apartim do petroleo é possivel fabricar gasolina, oleo diesil, GLP e Benzina(solvente) esses sao os derivados de petroleo mais conhecidos, esses combustiveis são importantes, pois eles podem ser queimados, produzindo grande quantidades de energia.

A queima desses combustiveis afeta o clima global,emitindo gases, dentre os quais destaca-se o dioxido de carbono (Co²), que permitem a entradas da luz solar, mais impedem que parte do calor volte para o espaço, agravando o efeito estufa,deixando o sistema da terra alterado, afetando mares, provocando a elevaçao do seu nivel mudando as correntes marinhas e a composição quimica da agua.

Energia Nuclear

A energia nuclear é obtida a partir de uma reação nuclear, elementos pesados, como o uranio, nessa reaçao liberam energia radiante, que em usinas termonucleares usam essa energia para produzir electricidade. Essa energia não gera gases do efeito estufa.

os residuos radioativos de usinas nucleares representam um problema pois é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com