TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energias Renováveis

Artigo: Energias Renováveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2013  •  3.010 Palavras (13 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

Energias renováveis e não renováveis são fontes que nos suportam no nosso dia a dia para o bem estar, conforto e para produzir bens issenciais como comida àgua quente para tomar banho, combustiveis, etc.

Energias renováveis:

São fontes de energia inesgotáveis ou que podem ser repostas a curto/ médio prazo. Mas isto não seria possivel sem a intervenção humana. Estas energias fazem parte de uma politica energética que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento sustentável.

Algo muito importante nestas energias é a vantagem indescútivel e sem concurrência possivel de não contribuirem para o efeito de estufa, têm menor impacto negativo, que outras energias eléctricas como a fossil e a nuclear. Também contribuiem a promoção de desenvolvimento de zonas desfavorecidas através do investimento empregadedário.

Energias não renováveis:

As energias não renováveis são fontes de energia retiradas das reservas, que se encontram na natureza em quantidades limitadas, por isso como consequência leva estas energias ao esgotamento. Porque o processo destas energias é o oposto às energias renováveis. Ou seja são lentas ou muito lentas, comparando com o ritmo de consumo que o ser humano faz delas.

São consideradas energias não renováveis aquelas que são de origem fossil como por exemplo o carvão, petróleo bruto eo gás natural. São estas energias consideradas e chamadas energias “sujas”, uma vez que da sua utilização e exploração decorrem graves danos para o meio ambiente e para a sociedade.

No entanto estas fontes de energias são designadas de “convencionais”, uma vez que o seu uso é muito dependente para a ecónomia dos países não produtores.

Existe uma energia muito perigosa que também está considerada uma energia não renovável que é a energia nuclear. Esta energia surgiu como uma solução possivel face ao problema dos efeitos de estufa, uma vez que esta energia não emite gases poluentes para a atmosfera. No entanto os riscos desta produção como energia eléctrica é muito elevada, devido ao grande risco de explosão nuclear, fugas radioactivas, produção de residuos radioactivos, contaminação e o custo elevado de construção e manutenção. Este tema exige muitas vezes largas e frequentes discussões públicas.

Desenvolvimento

Energias renováveis

Energia Hidráulica:

Esta energia é obtida pelo o curso da àgua e pode ser aproveitada por meio de um desnivel ou queda de àgua. A conversão em energia eléctrica acontece quando a acção da àgua causa uma rotação da turbina hidráulica, gerando eléctricidade que usamos em casa por exemplo.

A disponibilidade anual deste recurso depende da quantidade de àgua disponivel, sendo factores determinantes a pluviosidade, o regime de funcionamento e de elaboração ( com armazenamento) e a bacia hidrográfica.

Imagem 1

Energia Eólica:

Esta energia provém do vento. Esta energia antiga, usava-se à muito tempo atrás para fazer os barcos navegar pelas àguas infinitas dos oceanos, para fazer os moinhos girar e ajudar as pessoas a obter recursos primários mais facilmente. Esta energia é uma das maiores apostas para expansão e produção de energia eléctrica.

O aerogerador obtém energia convertendo a força do vento em energia eléctrica. A quantidade de energia transferida depende da densidade do ar, da àrea de varrimento do rotor e da velocidade do vento.

Portugal no ano 2005 caracterizou- se por um grande dinamismo quanto à entrada em actividade de novos parques eólicos. Em Dezembro do mesmo ano já funcionavam mais 35 parques de energia eólica do que no final do ano 2004.

Imagem2

Imagem 3

Energia Solar:

A energia solar provém tal como o nome indica, vem do sol. O nosso bem mais precioso de todo o sistema solar, no qual sem ele não haveria vida ou um planeta onde podessemos viver.

Para captar esta energia usamos paneis solares, no qual absorvem os raios solares e podem directamente transformar em energia térmica ou elétrica. Este fenómeno chamamos forma activa.

Na forma passiva pressupõe o aproveitamento da energia para aquecimento de edificios ou prédios, a partir de construções planeadas. Este aquecimento também é feito por panel solar mas com diferentes propriedades.

Esta energia é uma das melhores soluções para a substituição de energias não renováveis para renováveis, por exemplo a poupança de energia pode chegar acima de 80%, o que proporciona uma grande disponibilidade de tecnologia e negócio no mercado.

Quanto à energia fotovoltaica, esta também umas das mais promissoras fontes de energia renováveis. A vantagem mais clara é quase total ausência de poluição. Para além desta vantagem, há a ausência de partes móveis susoeptiveis de partir, não produz cheiros ou qualquer ruido, tem uma baixa ou nenhuma manutenção, e os módulos têm um elevado tempo de vida.

A energia solar passiva assenta no principio do aproveitamento da incidência dos raios solares no aquecimento de edificios ou prédios. Este aproveitamento passa pela orientaçãodas janelas, escolha de materiais construtivos de acordo com o nivel de incidência solar adequado assim os edificios às condições olimatéricas, optimizando assim a gestão energética.

A maior vantagem é o baixo custo de algumas soluções. Um bom planeamento e orientação de um edificio pode resultar numa poupança energética a 40%.

Imagem 4

Imagem 5

Energia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com