TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energias Renováveis

Monografias: Energias Renováveis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  2.141 Palavras (9 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 9

ENERGIAS RENOVÁVEIS E ENERGIAS ELÉTRICAS BRASILEIRAS

ENERGIAS RENOVÁVEIS E ENERGIAS ELÉTRICAS BRASILEIRAS

Introdução:

Os bens naturais são as fontes de riqueza materiais que o homem dispõe para satisfazer as suas necessidades sempre em mudança, e são avaliados de acordo com as utilizações que as sociedades fazem deles. O homem procura tirar deles as maiores vantagens e, com o seu engenho – tecnologia – aproveitá-los o melhor possível, tornando-os recursos. Se, por um lado, é indubitável que os recursos naturais têm uma importância vital em si mesmos, por outro, devem ser considerados como uma “recompensa” pela capacidade do homem os localizar, os extrair e deles usufruir. O aproveitamento dos recursos depende de numerosos fatores, entre os quais a existência de procura, de meios de transporte adequados, do capital disponível, da qualidade e da quantidade dos próprios recursos e em especial da tecnologia que transforma os bens em recursos naturais. A história diz-nos que conforme a evolução tecnológica e o desenvolvimento das sociedades vai surgindo a emersão de novas fontes de energia e novas formas da sua exploração. Antes da Revolução Industrial, séc. XVIII existiam as energias renováveis exploradas com tecnologias rudimentares, com a 1ª Rev. Ind., ocorreu a descoberta do carvão associado à máquina a vapor; no séc. XIX ocorre a 2ª Rev. Ind. com a descoberta dos princípios da termodinâmica, evolução dos transportes, surge o petróleo e gás natural; em meados do séc. XX, com a 2ª Guerra Mundial, surge a energia atómica, mais tarde a informática, robótica que em conjunto dão origem à 3ª Rev. Ind. nas últimas décadas do séc. XX. Atualmente, o emergir das renováveis exploradas com tecnologia sofisticada revelam indícios de nova reestruturação. À medida que os recursos, como o petróleo, se forem tornando menos disponíveis e mais caros, o homem terá de optar cada vez mais pelos recursos energéticos alternativos e renováveis, como a água, o vento, as ondas do mar, a energia solar, recursos estes inesgotáveis.

O que são as Energias Renováveis?

Energias renováveis são aquelas originárias de fontes naturais que possuem a capacidade de regeneração (renovação), ou seja, não se esgotam. São todas aquelas formas de energia cuja taxa de utilização é inferior à sua taxa de renovação. As suas fontes podem ter origem terrestre (energia geotérmica) gravitacional (energia das marés) e solar (energia armazenada na biomassa, energia de radiação solar, energia hidráulica, energia térmica oceânica e energia cinética do vento e das ondas).

Os processos ou tecnologias de conversão visam transformar um tipo de energia num outro. As tecnologias de conversão mais conhecidas são as seguintes:

As fontes renováveis podem ser:

ENERGIA EÓLICA-Apesar de a energia eólica estar ligada à energia cinética (que se desloca por efeito das diferenças de pressão) e à energia mecânica, as instalações atuais permitem obter grande quantidade de energia eléctrica. Esta é mesmo a energia renovável em que a taxa de crescimento mais tem aumentado nos últimos anos. Os parques eólicos têm que estar situados em locais em que os ventos são mais ou menos constantes e atingem uma determinada intensidade.

ENERGIA DA BIOMASSA- A energia da Biomassa consiste no aproveitamento de resíduos e produtos biodegradáveis que advêm da agricultura, de florestas e mesmo de industrias com o intuito de produzir energia. Existem 4 tipos de aproveitamento para estes resíduos: a biomassa sólida, os biocombustíveis líquidos, os biocombustíveis gasosos (biogás) e resíduos sólidos urbanos. A biomassa retirada da exploração da madeira florestal para produção de eletricidade é algo significativa nos Açores.

ENERGIA DAS ONDAS E DAS MARÉS- A energia das marés, o diferencial térmico, o gradiente salino, as correntes e as energias das ondas são conceitos relacionados com os oceanos. Nos últimos anos, este tipo de aproveitamento da energia das ondas tem sido alvo de estudos e, devido a sua imaturidade, a tecnologia necessária para esse aproveitamento ainda não se encontra no mercado.

-Energia das Ondas: O valor médio de potência proveniente das ondas nos Açores é de 45kW/m, o que significa que a potência que pode ser aproveitada através desta fonte é maior do que o consumo local, exceto na ilha de São Miguel. Na ilha do Pico, mais propriamente no Cachorro que pertence à freguesia das Bandeiras, encontra-se a primeira central ondo cinética a ser construída em Portugal e uma das primeiras da Europa. Esta tem a capacidade de retirar desta fonte 400kW de energia. De acordo com estudos feitos esta central apenas terá funcionado 30 a 40 horas.

-Energia das Marés: Baseia-se na energia cinética provocado pelo movimento (subida e descida) das marés. Existem duas marés-altas e duas marés-baixas por dia que se devem ao movimento da Lua e do Sol em torno da Terra. Vamos falar de dois tipos de aproveitamento destas: através de barragens, e através de colunas colocadas em zonas costeiras (Pelames).

ENERGIA GEOTÉRMICA- A Geotermia é o conjunto das ciências e das técnicas que exploram o calor libertado pelo solo terrestre. Este pode ser aproveitado diretamente sempre que a temperatura do fluido obtido esteja entre os 90 e os 150ºC. Esta pode ser aproveitada para aquecimento ambiente, aquecimento de águas, piscicultura, ou mesmo em processos industriais e produção de energia eléctrica quando a temperatura excede os 150ªC. Em 1973, a descoberta de um reservatório geotérmico de alta entalpia na vertente do vulcão do Fogo em São Miguel, com temperaturas superiores a 200ºC, fez com que se desenvolvesse a exploração deste recurso na ilha. Este recurso é atualmente utilizado para a produção de energia eléctrica em grande escala, através da central geotérmica da Ribeira Grande.

ENERGIA SOLAR- A energia solar é considerada uma energia bastante rentável, uma vez que, anualmente, o sol fornece cerca de 10 000 vezes mais energia do que o que é consumido pela população mundial. Esta energia pode ser convertida em energia eléctrica (célula fotovoltaica), em energia térmica (coletores solares, casas solares e fornos solares) ou em energia mecânica (motores solares). Com o sistema de células solares (silício) é possível fornecer energia para todas as funções necessárias desenvolvidas numa habitação através de energia. Apesar de os custos iniciais sejam elevados, ao fim de alguns anos o financiamento inicial já estará amortizado e o consumo passará a ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com