TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia De Produção Mecânica

Dissertações: Engenharia De Produção Mecânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  353 Visualizações

Tipos de engrenagens utilizadas.

INTRODUÇÃO

Engrenagens são elementos rígidos utilizados em dispositivos mecânicos na transmissão de movimentos rotativos entre eixos. São máquinas simples voltadas para a redução ou para o aumento da velocidade angular da rotação de um determinado dispositivo, ou alterar sua direção (ajustando a direção de rotação). Consistem basicamente de um conjunto de cilindros nos quais são fabricados dentes que se acoplam de maneira específica para que não haja qualquer diferença de velocidade entre pontos em contato quando da transmissão do movimento, pois eventuais diferenças fariam com que houvesse perda do contato ou o travamento das engrenagens.

As engrenagens são muito importantes em equipamentos motorizados para fornecer uma redução na transmissão do movimento, pois o motor só produz quantidade de torque pequena e velocidade alta, porém com a redução de transmissão, a velocidade de saída pode ser diminuída e o torque, aumentado.

Usualmente, constroem-se sistemas de duas engrenagens formando um conjunto único, para assim, transmitir a energia proporcional provida por um motor para uma máquina. Às vezes, no entanto, não é conveniente ter-se as engrenagens ligadas entre si diretamente, nesses casos, pode-se fazer uso de correntes ou correias.

Observe as partes de uma engrenagem:

OBS. As engrenagens trabalham em conjunto e podem ter tamanhos diferentes, neste caso a engrenagem maior chama-se coroa e a menor chama-se pinhão.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com