TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética na Engenharia de Software

Resenha: Ética na Engenharia de Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  Resenha  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  1.919 Visualizações

Página 1 de 2

Ética na Engenharia de Software

O desenvolvimento de software envolve grande responsabilidade, pois não é apenas aplicar habilidades técnicas, mas sim um conjunto de atividades sociais e legais, o que muitas vezes limita a liberdade das pessoas que trabalham nesta área. Desta forma, o engenheiro de software deve se comportar de forma ética e moralmente responsável se deseja ser respeitado como um engenheiro profissional.

Manter um padrão de honestidade e integridade é fundamental para um profissional de sistemas, visto que não se deve usar suas habilidades e conhecimentos para agir de forma desonesta ou de maneira na qual possa denegrir a profissão do engenheiro de software. Em algumas áreas de atuação do engenheiro de software, nas quais os padrões de comportamento não são limitados pelas leis, há uma tênue noção de responsabilidade profissional na qual envolve:

Confidencialidade: devemos respeitar a confidencialidade de informações dos clientes, independentemente de ter sido assinado ou não um contrato de confidencialidade.

Propriedade Intelectual: devemos conhecer as leis locais a respeito do assunto, tais como patentes e copyright, sempre tendo cuidado de proteger a propriedade intelectual dos empregados e clientes.

Competência: não devemos aceitar, conscientemente, um trabalho fora de nossa competência profissional.

Mau uso do computador: o profissional de software não deve usar de suas habilidade técnicas para fazer mau uso de computadores de outras pessoas, podendo variar desde o uso dos computadores da empresa para acesso a redes sociais, jogos, sites não liberados até algo mais sério, como a disseminação de vírus ou outros malwares.

Sommerville (2011 p.9 - 10) mostra no quadro abaixo o código de ética e praticas profissionais da ACM/IEEE 1999 de forma reduzida.

A ética e a responsabilidade profissional estão ficando cada dia mais importante à medida que os sistemas que fazem uso intensivo de software se infiltram em cada aspecto do trabalho e da vida cotidiana.

Em resumo

A Engenharia de Software é uma disciplina de engenharia que se preocupa com todos os aspectos de produção de software.

Produtos de software consistem em programas desenvolvidos e documentação associada. Atributos de produto essenciais são manuteníveis, confiáveis, eficientes e usáveis.

O processo de software consiste em atividades que são envolvidas em produtos de software em desenvolvimento. Atividades básicas são especificações de software, desenvolvimento, validação e evolução.

Métodos são modos organizados de produzir software. Eles incluem sugestões para o processo a ser seguido, as anotações a ser usadas, regras que governam as descrições de sistema que são produzidas e projetam diretrizes.

Ferramentas CASE são sistemas de software que são projetados para apoiar atividades rotineiras no processamento de software, como editar desígnio esquematizado, conferir a consistência de diagramas e rastrear e manter testes de programa que foram feitos.

Engenheiros de software têm responsabilidades pertinentes à profissão de engenharia e à sociedade, não deveriam simplesmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com