TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia De Software

Monografias: Engenharia De Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  2.325 Palavras (10 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO.

Desenvolver software é uma atividade complexa por natureza.

Uma das razões para esta afirmação é que não existe uma única solução para cada cenário de desenvolvimento. Além disso, lidamos o tempo todo com pessoas, o que torna o sucesso do projeto bastante relacionado à competência da equipe e à forma como trabalham, e, para dificultar ainda mais, muitas vezes não fazemos uso de um processo bem definido para apoiar as atividades do projeto.

Entende-se por processo, neste contexto, como sendo um conjunto de atividades bem definidas com os respectivos responsáveis por execução, ferramentas de apoio e artefatos produzidos. Ou seja, define-se como a equipe deverá trabalhar para alcançar o objetivo: desenvolver software com qualidade dentro de prazos, custos e requisitos definidos.

ETAPA 1.

Aula tema: O Conceito e Objetivos da Gerência de Projetos.

Relatório 1: Equipe do Projeto.

Neste relatório dar-se-ão os dados da equipe, sendo estes, o gerente de projeto e suas atuações na área e demais colaboradores e suas respectivas funções.

• EQUIPE DE PROJETO

GERENTE DE PROJETO:

Graduando em Sistema de Informação.

Atualmente encontra-se na empresa multinacional.

Possui 5 anos de experiência na área de infraestrutura e gerência de projetos, redes, treinamento.

Neste projeto ficará responsável pelo planejamento e acompanhamento das atividades, alocando recursos, dimensionará tarefas e irá interagir com o cliente.

COLABORADORES:

ANALISTA E PROGRAMADOR:

Graduando em Sistemas da Informação.

Trabalha na empresa:

Possui 4 anos de experiência na área de programação, teste de software e criação de páginas web.

Neste projeto ficará responsável pelo levantamento de requisitos, parte de infraestrutura, controle de acessos a rede e programação do software.

Graduando em Sistemas da Informação.

Trabalha na empresa .

Possui 4 anos de experiência na área de consultoria e gestão de pessoas. Neste projeto ficará responsável pelo dimensionamento de quantidade de usuários interagindo junto a equipe de TI local do cliente solicitante para verificação de uso e liberação de licenças de software, liberação de acesso a ramais e controle de telefonia empresarial.

A encontra-se no processo de concorrência pelo serviço de desenvolvimento de um sistema seguro e eficaz.

O projeto tem como objetivo planejar o gerenciamento de cadastros, registros e triagem de segurados de diversas Operadoras de Saúde.

ETAPA 2.

Aula tema: Escopo de um projeto.

Relatório 2: Escopo do Projeto.

A SINTTEC apresenta o escopo de seu projeto a fim do desenvolvimento e gerenciamento de um sistema operacional de uma Administradora de Operadoras de Saúde.

2.1. Nome do projeto: Sintonia do Cadastro

2.2. Objetivos do sistema: Elaborar e simplificar o gerenciamento do cadastro utlizando o sistema online e assim teremos as seguintes funcionalidades: controle de cadastro de segurados tendo como opções o próprio cadastro do segurado, gerenciamento do cadastro, alterações no cadastro, registros e etc.

Opção de solicitações online onde, esta solicitação deve ser atendida em até 72 horas pelo usuário.

Cadastro de segurados através de usuários online.

Controle das mensalidades dos segurados, incluindo seus benefícios, produtos e/ou serviços a mais através de boleto e débito em C/C.

Emissão de comprovante de pagamento, segunda via de boleto, imposto de renda do ano em regime e dos demais que constam no cadastro de cada segurado, emissão de promoções para segurados que possuem o pagamento em dia em mais de 6 meses corridos .

Emissão de relatórios de movimentação no sistema contendo os registros de maior frequencia e dos demais serviços e produtos.

2.3. Tempo do projeto: Início do projeto em 01/04/2014, com previsão do término do projeto para 01/07/2014.

2.4. Plataforma: WEB pois, serão utilizados serviços online.

2.5. Linguagem de programação: PHP pois, é uma linguagem com intgração plausível em web.

2.6. Principais Stakeholders: Proprietário, superintendência, gerência, supervisão.

2.7. Premissas: Utilização de serviços terceirizados para a Central de Atendimento e serviços de Service Desk.

2.8. Restrições: Agentes de atendimento terão acesso bloqueado a relatórios gerenciais.

• Análise:

Teremos o levantamento das necessidades e definições da forma que o software a ser criado deverá suprir.

• Divisões das etapas de análise.

Levantamento das informações: será feito este levantamento com o proprietário e usuário onde, o analista agendará reuniões para verificar quais as necessidades sejam elas básicas ou não e como supri-las.

Desenho de processo – USE CASES: relizado com dados colhidos através do levantamento nas reuniões onde, teremos a forma de funcionamento descrito pelo proprietário e usuário.

Modelagem de dados – MER: tendo o desenho de processo sido realizado partiremos para a modelagem de dados onde, teremos a criação e utilizaremos novamente todas as informações obtidas durante as reuniões de levantamento de requisitos e negócios. Caso tenhamos a necessidade de demais informações será obrigatório o analista reromar a etapa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com