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Engenharia De Software

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Por:   •  21/8/2014  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

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Testes de Software Aplicados à Orientação a Objetos

Muitas propostas de técnicas e ferramentas para a verificação, validação e teste de software têm sido apresentadas no contexto da área agregada sob o nome de Garantia de Qualidade de Software (GQS). Dentre elas, o teste é uma das mais utilizadas e consiste na execução de um produto com a intenção de revelar defeitos. Sua importância deve-se ao fato das outras atividades de GQS serem insuficientes para a descoberta dos erros introduzidos ao longo do desenvolvimento do software. Um dos problemas, constantemente citados quando se discute teste de software, é o alto custo. Segundo Pressman, a atividade de teste é um elemento crítico da garantia de qualidade de software e pode assumir até 40% do esforço despendido no desenvolvimento de software. Por este motivo, o teste de software tornou-se, pouco a pouco, um tema de grande importância, com a necessidade de adaptação de métodos práticos que assegurem a qualidade dos produtos finais, a fim de torná-los confiáveis e de fácil manutenção. As técnicas e métodos baseados em Orientação a Objetos surgiram trazendo um enfoque diferente dos métodos tradicionais. Uma grande vantagem da abordagem Orientada a Objetos é que ela adota formas mais próximas dos mecanismos humanos para gerenciar a complexidade de um software, tal como a abstração, classificando elementos (objetos) em grupos (classes), através de uma estrutura hierárquica. Neste paradigma, o mundo real é visto como sendo constituído de objetos autônomos, concorrentes, que interagem entre si, e cada objeto tem seu próprio estado e comportamento, semelhante ao seu correspondente no mundo real. O teste orientado a objetos é essencialmente diferente do teste convencional, pois testa o estado dos objetos e produz um menor número de casos de testes devido a reutilização de alguns casos de testes derivados da presença do conceito de herança, entretanto, não é questionável que a realização de testes de códigos Orientados a Objetos seja mais complexa, principalmente em função da hierarquia de classes, do polimorfismo e da herança Uma diferença importante do teste de programas procedimentais em relação aos modelos orientados a objetos encontra-se no fato que as

aplicações Orientadas a Objetos não são executadas seqüencialmente. Como nenhuma ordem de invocação de métodos é especificada, a análise de fluxo de controle do fluxo de dados para o teste de classe é dificultada, fazendo com que técnicas de teste estrutural não sejam diretamente aplicáveis. Os problemas adicionais para o teste e a manutenção de programas introduzidos por este paradigma podem ser resumidos no entendimento dos conceitos de aplicações Orientadas a Objetos, devido às características de encapsulamento e polimorfismo causados pelos relacionamentos complexos que existem em programas Orientados a Objetos, tais como: herança, agregação, associação, criação dinâmica de objetos, polimorfismo, etc. Outro problema que podemos considerar neste paradigma é o teste de comportamento dependente de estado, onde os objetos possuem comportamentos dependentes de seu estado, isto é, o efeito de uma operação em um objeto depende de seu estado e pode alterar este estado, sendo que este problema também está altamente ligado à carência no desenvolvimento de ferramentas de suporte ao teste Orientado a Objetos

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