TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia De Software

Ensaios: Engenharia De Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

1. Explique, com suas palavras, cada um dos domínios do COBIT. (não é para listar os processos!) (2 pontos)

Planejamento e Organização: É o domínio de mais alto nível e relacionado com planejamento e estratégia da empresa. É ele quem dá o rumo da organização. Provê a direção para a entrega de soluções e serviços. Não existe mão na massa, somente planejamento do rumo da organização.

Aquisição e Implementação: Domínio onde se coloca a mão na massa. As soluções são implementadas e ficam prontas para rodar. Fornece as soluções e as transfere para se tornarem serviços No COBIT, o gerenciamento de mudanças aparece em Adquirir e Implementar e o gerenciamento de configuração aparece separado, em Entrega e Suporte.

Entrega e Suporte: Recebe as soluções e as torna passíveis de uso para os usuários finais. Garante a operação de todo o ambiente necessário para utilização dos sistemas.

Monitoramento e Avaliação:Monitorar e avaliar os processos para garantir que o planejamento inicial do PO não esteja sofrendo desvios ou que estes desvios estejam sendo corrigidos. Implementa a melhoria contínua e exerce a Governança de TI.

2. Como o Cobit está inserido em Governança de TI? (1 ponto)

O COBIT é um dos frameworks de governança de TI mais utilizados mundialmente. Nascido da experiência acumulada de anos, das melhores práticas aplicadas pelo mercado, por profissionais de centenas de organizações, é mantido pela ISACA, uma associação global de profissionais de auditoria e controle em sistemas de informação. O Cobit é baseado na análise e na harmonização dos padrões e de boas práticas de TI existentes, adequando-se aos princípios de governança geralmente aceitos. Ele está posicionado em alto nível, direcionado por requisitos de negócios, abrange todas as atividades de TI e concentra-se no que deveria ser obtido e não em como atingir uma efetiva governança, gerenciamento e controle. Dessa forma, ele age como um integrador das práticas de governança de TI e influencia a alta direção, gerências de negócios e de TI, profissionais de governança, avaliação e segurança, profissionais de auditoria de TI e de controles. Ele é desenhado para ser complementar e utilizado com outros padrões e boas práticas. A implementação de boas práticas deve ser consistente com a governança e o ambiente de controle da organização, apropriado para a organização e integrada a outros métodos e práticas utilizadas. Padrões e boas práticas não são uma panaceia. Sua efetividade depende de como foram implementados e mantidos atualizados. Eles são mais úteis quando aplicados como um conjunto de princípios e um ponto de partida para produzir procedimentos específicos. Para evitar que as práticas fiquem apenas no papel, a gerência e os funcionários devem entender o quê fazer, como fazer e porque isso é importante. Para atingir o alinhamento das boas práticas com os requisitos de negócios, é recomendável que o Cobit seja utilizado num alto nível, provendo uma metodologia de controle geral com base em um modelo de processos de TI que deve servir genericamente para toda empresa. Práticas específicas e padrões cobrindo áreas específicas podem ser mapeados com a metodologia Cobit, provendo, assim, um material de orientação.

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com