TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia De Software

Pesquisas Acadêmicas: Engenharia De Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  2.790 Palavras (12 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 12

Curso: Sistemas de Informação – 50 Período - Turno: Manhã

Disciplina: Engenharia de Software e Gerência de Projetos

Exercício Avaliativo 1

Data:

Prof.: Fábio Martins de Oliveira

Alunos(as):

Instruções

O exercício pode ser feito em dupla e deve ser entregue apenas uma resolução; boa sorte.

1. Defina, com suas palavras, o que é projeto e o que é um programa.

Projeto: Um projeto consiste num esforço temporário empreendido com um objetivo pré-estabelecido, definido e claro, seja criar um novo produto, serviço, processo. Tem início, meio e fim definidos, duração e recursos limitados, numa sequência de atividades relacionadas.

Por exemplo, criar um web site novo, ou redesenhar um web site já existente, é um PROJETO, já atualizar um web site é um processo operacional permanente, não é um projeto.

Programa: É um conjunto de Projetos envolvidos para um melhor aproveitamento onde ficaria mais complexo se tratando de apenas um projeto.

2. Cite pelo menos dois exemplos de programas.

Navegador web: utilizados para acessar a internet e seu conteúdo. Antigamente funcionavam apenas como visualizador de mídia mas agora podem ser utilizados para jogos, edição de textos e demais serviços na nuvem. Os mais famosos são o Internet Explorer da Microsoft, o Firefox da Mozilla e o Chrome do Google.

Correio eletrônico: aplicativos de gerenciamento e leitura de e-mails. Existem soluções pagas, como o Microsoft Outlook e soluções gratuitas como o Mozilla Thunderbird. Também existem soluções como o Mail do Macintosh que vem como parte do sistema.

3. Cite um exemplo de projeto e de pelo menos três subprojetos do mesmo.

Para construir uma casa, temos um projeto com vários subprojetos: construir piscina, construir jardim, levantar a casa.

4. Cite pelo menos cinco características desejáveis a um Gerente de Projetos.

Comunicação eficaz: um bom gestor de projetos investe 90% do seu tempo em comunicação;

é um distribuidor de informações (verbal, escrita, formal e informal) visando sempre atender às expectativas dos diversos stakeholders do projeto.

Influência na organização: como integrador, a principal função do gestor de projetos é integrar todos os pedaços de um projeto em uma unidade coesa;

é essencial que ele tenha influência na organização para exercer esse papel de integrador.

Liderança: o gestor é uma referência da equipe e do cliente e não um obstáculo.

Motivação: é um profissional auto-motivado (pró-ativo) e que motiva os demais integrantes da equipe, valorizando as qualidades individuais e apontando as melhorias necessárias.

Negociação e gerenciamento de conflitos: o gestor atua de forma ativa nas principais fontes de conflito de um projeto (cronograma, prioridades, recursos e opiniões técnicas), de forma a resolvê-las.

Resolução de conflitos: atua como facilitador, eliminando os problemas e conflitos que surgem no decorrer de um projeto.

5. Cite pelo menos cinco fatores que podem causar o fracasso de um projeto e cinco recomendações para garantir o seu sucesso.

Fatores que podem causar o fracasso:

1. Falta de gerenciamento ou gerenciamento fraco do projeto: O gerente de projeto é a espinha dorsal de um projeto e fornece à equipe a direção e as orientações necessárias para enxergar um projeto de sucesso até o fim. No entanto, nem todos os gerentes de projeto têm o nível de experiência necessário para desempenhar com esses altos padrões. A má gestão de gerentes de projeto inexperientes pode reduzir o sucesso do seu projeto de forma dramática. Por essa razão, a correspondência entre o gerente de projeto e do projeto em potencial é fundamental e não deve ser apressada.

2. Barreiras de comunicação: Comunicação em um projeto é essencial e precisa acontecer para que todos estejam atualizados sobre o estado atual do projeto. Barreiras de comunicação, no entanto, tendem a acontecer quando a equipe do projeto é grande e complexa. Isto é ainda mais difícil quando diferentes partes da equipe do projeto estão trabalhando a partir de diferentes locais. É aconselhável a realização de reuniões regulares sobre o status do projeto para que todas as pessoas envolvidas no projeto discutam os aspectos relacionados a ele, e para produzir e difundir relatórios de status do projeto.

3. Fracas habilidades da equipe: Sua equipe de projeto é o recurso mais valioso do seu projeto, portanto, é importante que as pessoas certas sejam compatíveis com os projetos e tarefas certas. Esse processo de seleção precisa de uma gestão rigorosa e não deve ser negligenciado. Ter uma equipe sólida atrás de um experiente gerente de projeto irá levar o projeto adiante.

4. Planejamento pobre do projeto: Ao falhar em planejar, você planeja falhar! Cada projeto deve ter um plano sólido para apoiá-lo e para fornecer orientação para o sucesso. Deixar uma equipe de projeto trabalhar sem um plano só vai acabar com cada elemento da equipe caminhando em direções diferentes. Ter um plano detalhado pelo qual todos se orientam dará estrutura para o projeto e garantirá que todos os envolvidos estejam lendo na mesma cartilha, reduzindo assim o fracasso do projeto.

5. Conflitos na equipe: Conflitos são inevitáveis e é algo que não deve ser temido por uma equipe de gerenciamento de projetos. É o método pelo qual você lida com o conflito que irá determinar ou não se o conflito terá um impacto direto sobre o seu projeto. Manter todos envolvidos no processo de decisão e dando liberdade de expressão para colocar quaisquer questões sobre a mesa deve ajudar a reduzir o nível de conflito que surge durante o projeto.

6. Processo de gestão de mudança adequada: Alterações nas necessidades da sua organização podem acontecer durante um projeto, e isso significaria que seu projeto poderia estar desatualizado, mesmo antes de ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com