TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia De Sofware

Artigo: Engenharia De Sofware. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2014  •  1.445 Palavras (6 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 6

Prova N2

Pergunta 1

De acordo com estudos da unidade 2, leia as afirmativas abaixo relacionadas:

I - Processo de software refere-se a todas as atividades, tais como artefatos, ferramentas, papéis, controles, etc., necessárias para construir, entregar e manter um produto de software. Já o ciclo de vida apresenta uma representação alto nível do processo de software executado (processo de software real) ou como deveria ser executado, ou seja, normalmente, ciclos de vida determinam as fases e o relacionamento entre as fases.

II - Segundo Sommerville (2003), embora existam muitos processos de software diferentes, há atividades fundamentais comuns a todos eles, como especificação de software, projeto e implementação de software, validação de software e evolução de software.

III - Estrutura de decomposição do trabalho é uma atividade do ciclo de vida de um software que determina atividades que irão ajudar a garantir a qualidade do produto.

IV - O modelo cascata foi descrito inicialmente por Gustafson em 1970, sendo que foi a primeira realização de uma sequência padrão de tarefas.

Assinale a alternativa correta:

Resposta Correta:

Corretac.

somente as alternativas III e IV são incorretas

Pergunta 2

Na Unidade 8, vimos alguns estudos que foram realizados em sistemas com diferentes tipos de complexidade por McCabe (1976) e Halstead (1977), e das relações entre a complexidade e a facilidade de manutenção por Kafura e Reddy (1987) e Banker et al. (1993). Não foi surpresa que esses estudos tenham constatado que, quanto mais complexo for um sistema ou componente, mais dispendiosa será sua manutenção.

Por outro lado, Sommerville (2007), sugere algumas métricas de processo que podem ser úteis para avaliar a facilidade de manutenção de um software. Com base nelas leia as afirmativas abaixo.

I - Número de pedidos de manutenção corretiva – Se o número de relatórios de falhas estiver aumentando, isso pode indicar que mais erros estão sendo introduzidos no programa do que os que estão sendo reparados durante o processo de manutenção. Isso pode indicar um declínio da facilidade de manutenção.

II- Tempo médio requerido para a análise de impacto – Esse aspecto reflete o número de componentes de programa afetados pelo pedido de modificação. Se esse tempo aumentar, isso indica que cada vez mais componentes são afetados e que a facilidade de manutenção está diminuindo.

III - Tempo médio gasto para implementar um pedido de modificação – Esse não é o mesmo que o tempo para a análise de impacto, embora possa se correlacionar com ele. Esse tempo de modificação depende da dificuldade de programar, de modo que os requisitos não funcionais, como o desempenho, sejam cumpridos. Se aumentar o tempo para uma mudança, isso poderá indicar um declínio da facilidade de manutenção.

IV - Número de pedidos de modificação importantes – Se esse número aumentar com o tempo, isso também poderá indicar declínio da facilidade de manutenção.

Assinale a alternativa correta:

Resposta Correta:

Corretac.

as alternativas I, II, III e IV são corretas

Pergunta 3

Na Unidade 5, vimos a importância do uso de um modelo para representar um sistema de software. Com base nos vários modelos apresentados neste estudo, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.

Resposta Correta:

Corretad.

Na Unidade 5 vimos dois paradigmas de desenvolvimento, o estruturado e o orientado a objetos. Então, podemos afirmar que no paradigma orientado a objetos, os dados e a funcionalidade são definidos separadamente.

Pergunta 4

Com base no estudo sobre conceitos básicos de Engenharia de Software da Unidade 1, leia as afirmativas abaixo:

I - Segundo Sommerville (2003), Modelo de workflow é um modelo de processo de software que mostra a sequência de atividades no processo, juntamente com suas entradas, saídas e dependências.

II - Segundo estudos realizados por Sommerville (2003) relacionado aos custos da Engenharia de Software, obteve-se que cerca de 40% dos custos são de desenvolvimento e 60% são custos de teste.

III - Um método de Engenharia de Software é uma abordagem estruturada para o desenvolvimento de software cujo objetivo é facilitar a produção de software de alta qualidade, apresentando uma boa relação custo-benefício.

IV - Facilidade de manutenção, nível de confiança, eficiência e facilidade de uso, são atributos essenciais de um bom software.

Assinale a alternativa correta:

Resposta Correta:

Corretaa.

somente a alternativa II é incorreta

Pergunta 5

A Unidade 3 foi abordada, por vários autores na bibliografia, sobre o que é exatamente agilidade no contexto do trabalho de Engenharia de Software. Neste contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.

Resposta Correta:

Corretaa.

Segundo Fowler (2005), uma das três suposições-chaves que caracterizam um processo ágil de software sobre a maioria dos projetos de software é que: a análise, o projeto, a construção e os testes são sempre previsíveis do ponto de vista do planejamento.

Pergunta 6

Conforme estudado na Unidade 7, vimos que durante e depois do processo de implementação, o programa em desenvolvimento deve ser verificado para certificar-se de que ele atende a sua especificação com a funcionalidade esperada pelo cliente. Verificação e Validação (V&V) é a denominação dada a esse processo de verificação e análise. Neste contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta.

Resposta Correta:

Corretab.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com