TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Do Software

Artigo: Engenharia Do Software. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

A Engenharia do Software foi criada com o objetivo de disciplinar desenvolvimento do software. E teve seu nascimento na crise do software pois com as muitas complicações para se elaborar um software, e ate mesmo após elaborados em funcionamento sua qualidade e erros sempre apareciam, com intuito de diminuir esses erros foi criada então a engenharia de software que amenizou esses problemas.

A Engenharia de Software não se preocupa somente com aspectos técnicos de desenvolvimento de software, mas também com atividades como o gerenciamento de projetos e o desenvolvimento de ferramentas, métodos e teorias que deem apoio à produção de software.

Atualmente, o desenvolvimento de software não ocorre como no passado, o programador solitário foi substituído por uma equipe de especialistas com cada um se concentrando numa parte da tecnologia necessária para produzir uma aplicação.

É objetivo de uma metodologia definir de forma clara “quem” faz “o que”, “quando”, “como”, e até mesmo “onde”, para todos os que estejam envolvidos diretamente ou não com o desenvolvimento de software. Deve definir também qual o papel dos técnicos, dos usuários, e o da administração da empresa no processo de desenvolvimento. Com isso, evita-se a situação a qual o conhecimento sobre o sistema é de poucos, comumente apelidados, de “os donos do sistema”. Além disso, deve instruir um conjunto de padrões preestabelecidos, de modo a ser evitar a subjetividade na abordagem, a fim de garantir fácil integração entre os sistemas desenvolvidos.

O uso de metodologia, mesmo que ainda não fortemente sedimentada, no desenvolvimento de software é de extrema importância, para que o sistema construído atenda as necessidades dos interessados, com um mínimo de qualidade.

A gerência de projeto do software não é sempre tão fácil como parece. As técnicas de gerência tradicionais de projeto são incapazes de adaptar-se muito bem às mudanças e aos novos riscos. Isto faz com as equipes tenham cada vez mais dificuldades para reagirem rapidamente às mudanças intrínsecas ao processo de desenvolvimento de software. Entretanto, as novas técnicas com métodos ágeis podem tornar mais fácil a vida de gerentes de projeto e equipes desde que executadas corretamente. Uma equipe qualificada e comprometida conseguirá entregar softwares melhores e mais baratos mais rapidamente.

O engenheiro de software deve possuir habilidades com raciocínio lógico e matemático bem desenvolvido. Já que a área muda com muita rapidez, precisa ter gosto pela inovação e capacidade de atualizar-se continuamente. Deve ter bom entrosamento para trabalhar em equipe e visão holística do mundo, sociedade e suas dinâmicas. O profissional deve ter organização e persistência, além de capacidade para enfrentar novos desafios e expandir as fronteiras do conhecimento na área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com