TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Nuclear

Artigo: Engenharia Nuclear. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Artigo  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE PITÁGORAS

Engenharias

São Luis, 08 de maio de 2013

Índice

Engenharia Nuclear

Engenharia Biossistemas

Engenharia Civil

Engenharia Nuclear

• O que é?

É o ramo da engenharia que desenvolve novas tecnologias para a área nuclear. Esse engenheiro faz a concepção, construção e operação de reatores nucleares e também de equipamentos para proteção radiológica em medicina. Gerencia seu funcionamento e verifica se os aspectos de segurança relacionados ao uso de materiais radioativos estão sendo cumpridos. Está apto a trabalhar com a radiação nuclear e a administrar o seu uso em outros ramos, como na medicina nuclear, na conservação de alimentos e na preservação de obras de arte. O profissional costuma trabalhar em equipes multidisciplinares, com físicos, matemáticos, químicos, geólogos e até juristas.

• Graduação:

Esse curso envolve os conteúdos presentes em todo curso de engenharia mais disciplinas especificar para o curso de Engenharia Nuclear como: física nuclear, reatores nucleares, engenharia de reatores nucleares, mecânica de fluidos, modelagem e controle de sistemas, termodinâmica e máquinas térmicas. Em algumas instituições de ensino o curso é oferecido como ênfase de engenharia mecânica.

• Mercado de trabalho:

O mercado no Brasil é bastante restrito, pois no momento o só possuem poucos reatores no país. O governo tem proposta de criar mais oito reatores, o que abriria mercado. No momento os profissionais dessa área atuam em pesquisas de universidades e órgãos públicos.

• Algumas especializações:

O profissional pode se especializar em diversas áreas como: reatores nucleares, radioproteção, pesquisa e ensino, segurança, entre outras.

Engenharia de Biossistemas

• O que é?

É um novo ramo da engenharia no Brasil que estuda a ciência e

tecnologia de suporte à produção de alimentos, materiais, energia limpa

e biomassa, buscando o aumento da produção agropecuária e de sua qualidade, sobretudo a sustentabilidade do sistema através da incorporação de uma infra-estrutura tecnológica, gerando assim um volume de produção que atenda às necessidades da população sem prejudicar o ambiente e a sociedade como um todo.

• Graduação:

Esse curso envolve matérias básicas comum entre as engenharia mais disciplinas profissionalizantes onde o aluno tem um amplo contato com matérias nas áreas de energia, produção animal e vegetal, robótica, irrigação, construções rurais, controle de qualidade, máquinas agrícolas, dentre

outros.

Durante o último semestre, o aluno faz um estágio supervisionado e tem a oportunidade de cursar disciplinas eletivas que orientam sua formação para uma área específica da profissão.

• Mercado de trabalho:

Para esse profissional o mercado é bastante amplo, pois sua área de atuação é bastante grande pois O Engenheiro de Biossistemas atua na criação, desenvolvimento, produção, aplicação e manutenção dos sistemas de apoio à produção sustentável no setor de agropecuária. Por meio de avanços em mecanização, tecnologia da informação e computação, o engenheiro melhora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com