TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Orientada à Serviços

Artigo: Engenharia Orientada à Serviços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Artigo  •  203 Palavras (1 Páginas)  •  192 Visualizações

A engenharia de software trata do planejamento de desenvolvimento de um software desde da documentação dos requisitos necessários às técnicas e modelos utilizados no decorrer do projeto. Seu objetivo principal é estruturar o desenvolvimento, possibilitando ao projetista escolher dentre os vários tipos de engenharia qual melhor se adapta àquele sistema.

Um dos tipos de engenharia de software é a orientada à serviços. Nesse tipo de engenharia temos uma grande facilidade de desenvolver o projeto em módulos que garante agilidade no desenvolvimento e, também, possibilita o reuso de serviços. Mais vantagens serão abordadas nas próximas seções.

No entanto, na prática, a Engenharia Orientada a Serviços pode ser um pouco complicada. Para que todas as vantagens se apliquem ao desenvolvimento é necessário que a equipe seja madura e eficiente. Outras complicações serão comentadas a seguir, na seção “Vantagens e Desvantagens”.

A orientação a serviços uniu diversos conceitos e práticas sob um único paradigma conhecido como Arquitetura Orientada a Serviços ou SOA (acrônimo em inglês. Essa arquitetura estabelece os padrões de comunicação entre serviços, sem alterar a independência de cada um deles.

Antes de aprofundamos mais na orientação à serviços e no SOA, devemos nos atentar a esclarecimentos sobre o que é um serviço e sua aplicação à engenharia.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com