TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Engenharia Portuaria

Trabalho Universitário: Engenharia Portuaria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  2.910 Palavras (12 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - UEFS

CURSO ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO 2

PROFESSOR: ELVIO ANTONINO GUIMARÃES

João Kennedy de Souza Silva Filho

Dosagem do concreto

Teste de Slump

Ensaio de resistência do concreto

Relatório apresentado em cumprimento às exigências da disciplina Materiais de construção 2 do Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS.

Feira de Santana

Julho, 2013

iNTRODUÇÃO

O concreto é um material composto por um meio aglomerante, o cimento na presença de água, no qual estão mergulhadas partículas de agregado, podendo este ser graúdo, maiores que 4,75 mm, ou miúdo, inferior a este tamanho, no concreto pode ou não haver a presença de adições e aditivos.

Em todo o mundo o concreto é o material mais importante para a engenharia civil devido as suas características. Ele possui boa resistência à ação da água, boa resistência à compressão, boa trabalhabilidade, facilidade de produção, podendo inclusive ser preparado no ambiente de obra, baixo custo, dentre outros.

Sendo um material tão importante para a construção civil, é estudado no mundo todo. A fim de melhorar suas características, foram desenvolvidos diversos tipo de adições e aditivos, com efeitos diversos sobre a pasta ou sobre o concreto endurecido.

Este trabalho refere-se porem a um ensaio prático de conformação do concreto que vai desde a elaboração do traço à destruição do corpo de prova no teste de resistência à compressão.

O traço do concreto define a proporção de material (cimento, areia e pedra) que serão utilizados no preparo do concreto. Segundo as quantidades de agregado (areia e pedra) em relação à proporção unitária do cimento o concreto pode ser classificado como pobre (1:6,5), médio (1:5,0) ou rico (1:3,5). Esta dosagem influi na trabalhabilidade, resistência, durabilidade e custo do concreto, propriedades finais mais importantes no material.

A areia, agregado miúdo com partículas menores de 4,75mm é componente da argamassa que tem o papel de aglutinar todos os componentes do concreto. As proporções de areia tem muita importância, pois deixa o concreto mais barato, já que tem o custo muito inferior ao custo do cimento, segundo constituinte da argamassa.

A pedra, agregado graúdo com partículas maiores de 4,75mm a quantidade e principalmente o formato da pedra tem grande influência no concreto, pois é responsável pela formação e desenvolvimento da maior zona de fraqueza do concreto, a zona de transição, sendo assim a pedra é responsável indireto pela resistência do concreto. Este componente tem ainda grande importância na trabalhabilidade do concreto gerando dificuldades no transporte e adensamento.

Outra variável importante na dosagem é a relação água/cimento característica que indiretamente é determinante na resistência e durabilidade do concreto e diretamente na trabalhabilidade. Dois efeitos principais ocorrem devido à adição de água. Com mais água é possível obter um concreto mais trabalhável, com facilidade de conformação, fator importante no manuseio e adensamento das peças, mas, com o excesso de água obtém-se um concreto muito mais poroso, devido a isso menos resistente e mais permeável, o que o torna mais susceptível ao ataque de agentes que deteriorem a estrutura. A relação água/cimento fica sendo assim uma variável de importante controle e atenção na dosagem visto que os padrões ótimos dependem das necessidades de projeto.

Para a determinação da relação água/cimento a resistência necessária é avaliada segundo o gráfico abaixo, ou semelhante conforme as outras características do concreto:

Segundo a durabilidade do concreto a norma NBR 12655:2006 determina os limites máximos desta relação de acordo com o ambiente ao qual o concreto está exposto bem como os limites mínimos de consumo de cimento e das classes de cimento indicadas. Há ainda na mesma norma tabelas que avaliam as propriedade do concreto de acordo com a exposição para casos especiais de intemperes físicas e químicas.

Há ainda um espaço gráfico que relaciona o consume de cimento com o abatimento, densidade e resistência à compressão um exemplo é dado a seguir:

Após definida a dosagem o concreto deve ser misturado manualmente ou através de betoneira. Em um canteiro de obra comum o concreto deve ser moldado e adensado em formas a fim de ser utilizado no seu emprego final. Alguns ensaios porem podem ser feitos para determinar se o concreto realmente atende as especificações de projeto. Dois testes muito comuns são o Slump que avalia a trabalhabilidade, ensaio não destrutivo, e o ensaio de compressão, destrutivo e geralmente feito em corpos cilíndricos. Para a realização do segundo ensaio referido usualmente separa-se parte do concreto a ser usado e o envia para laboratórios enquanto o primeiro ensaio pode ser realizado no campo de obra.

O ensaio de slump é realizado para medir a consistência e assim avaliar a trabalhabilidade da pasta de concreto em estado plástico. Os métodos para este ensaio estão descritos na NBR NM 67. A consistência do concreto deve ser avaliada segundo sua função e do elemento estrutural no qual ele estará inserido.

O ensaio de resistência é realizado geralmente em corpos de prova cilíndricos de diâmetro igual a 5 cm e altura de 20 cm. Os corpos de prova devem ser submetidos à cura e após um tempo determinado, geralmente 28 dias, devem ser testados sobre a ação de cargas numa maquina de compressão. O procedimento de moldagem e cura dos corpos de prova esta na NBR 5738 e o método na aplicação do teste de resistência esta na NBR 5739

OBJETIVOs

Fazer a dosagem de um concreto médio com teor de argamassa igual a 47% e relação agua/cimento de 0,55 utilizando cimento AF 32 e fazer os ensaios usuais de controle de qualidade, slump e resistência à compressão, para um abatimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com